Aldeia da Mata Pequena, um refúgio a 40 minutos de Lisboa

Atualizado: Out 12

Uma aldeia em meio à natureza para você sentir que voltou ao passado ao caminhar por entre as casinhas do estilo saloio

Casas saloias na Aldeia da Mata Pequena

A Aldeia da Mata Pequena é uma pequenina aldeia a 40 minutos de Lisboa e a 15 minutos do centro de Mafra. Fica no alto de uma montanha e suas paisagens são de perder o fôlego.


Seu charme sobrevive graças ao casal Ana e Diogo Batalha que resolveram recuperar as paredes e ruínas da Aldeia da Mata Pequena. Hoje, é possível rever todo o charme de uma aldeia saloia original.


Estilo Saloio

Saloio é um termo que designa o habitante rural e seus artigos típicos das regiões do interior de Lisboa. As casas saloias são todas térreas pintadas com cal, roupas para secar ao lado de fora e abóboras no telhado.


Um clima de aconchego, de lar, de interior.


Os saloios viviam da agricultura, plantavam o que comiam e também tinham muitos animais. Por isso, todos esses elementos foram preservados na restauração da Aldeia da Mata Pequena.

Aldeia da Mata Pequena

História

A ocupação da Aldeia da Mata Pequena remota à época dos romanos e foi erguida próxima a um extinto vulcão. Com isso, a região tornou-se uma importante estação arqueológica.


Além disso, a aldeia encontra-se na Freguesia de Cheleiros, concelho de Mafra, distrito de Lisboa, em uma região denominada Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim.


Você sabe o que é freguesia e concelho?

Saiba mais aqui.

Hospedagem na aldeia

A Aldeia da Mata Pequena, como o nome já diz, é bem pequena mesmo. São 12 casinhas, sendo sua maioria alojamento local, administradas pelo casal Ana e Diogo.


Ali, você pode relaxar e curtir a natureza.


As diárias giram em torno de 75€ para duas pessoas até 170€ para 8 pessoas. Todas incluem o pequeno-almoço (café da manhã).


Todas as habitações foram renovadas mantendo o estilo original também em seu interior, apenas com a modernização do necessário, como casas de banho e certificação energética.


Aldeia Cabeça, mais uma aldeia em seu estilo original.

Venha conhecê-la!


Onde comer

Como a Aldeia da Mata Pequena se restringe a uma rua, há apenas uma opção para almoçar e jantar: a Tasquinha do Gil. Um restaurante pequeno, mas com clima caseiro e uma esplanada com vista para as montanhas.


O forte do restaurante são as tapas para partilhar. O ideal é reservar antes de ir.



Como chegar

O acesso mais fácil é de carro. Porém, é possível chegar até Mafra de comboio e dali pegar autocarros para Cheleiros. A paragem mais próxima pode ser um pouco distante da aldeia e talvez seja preciso caminhar.


A outra opção é pegar um carro de aplicativo desde Mafra.


A Aldeia da Mata Pequena é uma ótima opção para passar o dia, seja em família, com amigos ou em casal. Pode-se combinar o passeio com Mafra e Ericeira, que estão próximas dali.



Por Camila Ciberi para @quesejaportugal

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento


logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️