Aveiro e seu clima de lar

Atualizado: Mai 1

Você pode pensar que está em Veneza, mas é Aveiro, a menos de uma hora de Porto.

Moliceiros de Aveiro

A cidadezinha te cativa logo no primeiro momento: a ria, os moliceiros, as pontes, a praça principal e as crianças brincando no parquinho fazem parte do cenário do centro de Aveiro.

Visitamos a cidade, seus arredores e os alguns dos principais pontos. Não é preciso ficar muitos dias para conhecer o local, mas recomendamos passar pelo menos uma noite e não apenas o dia. Chegamos de tarde em Aveiro, dormimos e fomos embora na tarde do dia seguinte e, ainda assim, não foi suficiente para conhecer tudo o que queríamos.

Aveiro também dá nome ao distrito, composto por 19 concelhos e mais de 140 freguesias.

A ria Ria em Portugal é o mesmo que rio com vários recortes. Nosso hotel era muito bem localizado e ao chegar você já pode ver o ponto de onde saem os moliceiros pelo passeio na ria. Optamos por caminhar a pé mesmo e economizar os 10 euros por pessoa do passeio, que dura 45 minutos. Os barcos são bem similares às gôndolas e com o mesmo formato.

Passeio de moliceiro pela ria de Aveiro

Os moliceiros ganharam esse nome pois as embarcações serviam para pegar o moliço, uma espécie de alga (limo), que se formava sobre a água ao longo da ria e era transportada por esses barcos durante séculos.

Dizem que o passeio é obrigatório e muito gostoso, mas achamos o preço um pouco acima do que imaginávamos (13€ por pessoa) e preferimos ir em outra ocasião.


Veja abaixo mais algumas fotos dos moliceiros:


Centro O centro é bem turístico, lojas com produtos locais e lembranças, restaurantes e hotéis.


Opções para comer não faltam, mas atente-se para a data de sua chegada, pois muitos restaurantes acabam abrindo apenas para o almoço, dependendo da temporada.

A cidade também é famosa por abrigar uma das melhores universidades de Portugal, a Universidade de Aveiro, que está entre as 100 melhores instituições de ensino superior de toda a Europa.


Isso faz com que a cidade seja muito procurada por estudantes, encarecendo o custo os aluguéis. Aveiro é o quinto centro urbano mais importante do país, por isso, o custo de vida não é tão barato como em muitas cidades do interior.

Doce Típico

Como muitos sabem, cada cidade de Portugal tem seu doce típico. Em Aveiro, são os Ovos Moles: um doce de ovos à base de gema e açúcar envolto por um hóstia. Sim, uma hóstia, pois, assim como a maioria dos doces no país, eles foram inventados nos conventos.



As freiras usavam as claras para engomar seus hábitos e as gemas seriam descartadas. Assim, surgem os inúmeros doces portugueses feitos de gema.


Salinas

Outra fonte de renda da cidade são as salinas. O sal de Aveiro é muito conhecido, assim como o do Algarve. Em todas as lojas do centro, você encontra embalagens para levar e presentear.


Fotos: Turismo de Aveiro


As salinas podem ser visitadas com agendamento prévia e também é possível tomar um banho nas piscinas salgadas. O passeio custa 8 euros e dura, em média, 1 hora.


Ponte Laços de Amizade

A ponte virou representação da amizade após estudantes pendurarem laços por lá em 2004. O gesto incentivou todos a fazerem o mesmo, turistas e estudantes e, hoje, é um dos símbolos da cidade.

Ponte Laços de Amizade

Costa Nova


Casinhas listradas em Costa Nova - Aveiro

Passear pelo calçadão das casinhas listradas definitivamente é uma visita obrigatória. São 15 minutos de carro do centro. As casas estão localizadas na parte da ria de Aveiro (por isso, não ficam visíveis da orla da praia) e seu calçadão abriga alguns restaurantes e quiosques no verão.


Veja fotos do calçadão da Costa Nova:


Aproveite também para conhecer a Praia de Costa Nova. O areal é imenso e esteiras de madeira te levam até próximo ao mar.


Veja algumas fotos da Praia da Costa Nova:


Praia da Barra

Outra linda praia da região é a da Barra. Também muito extensa, se liga à Praia da Costa

Nova e pode ser percorrida com uma bela caminhada. Na verdade, a Praia da Barra já fica no município de Ílhavo, parte do distrito de Aveiro.


Farol de Aveiro - Praia da Barra

É lá que está o mais alto farol de Portugal e um dos mais altos do mundo, com 62 metros de altura, o Farol de Aveiro. É aberto para visitas nas quartas-feiras, na parte da tarde, sem agendamento prévio.


Experimente caminhar pelo paredão aparentemente infinito até o outro farol: o Farol de Aveiro Molhe Sul. A vista da orla ao longe é linda.



Hotel

Ficamos surpresos com a qualidade do hotel que ficamos. Foi um dos melhores que já nos hospedamos pela relação custo-benefício. O quarto era pequeno, mas muito confortável.

Hotel Aveiro Palace

O banheiro ótimo e espaço da ducha grande. O café da manhã era excelente e tinha opções para todos os gostos.

O espaço do hotel no geral era bem agradável, muito bem localizado e funcionários simpáticos e atenciosos.


Queridinho do passeio:

Não consegui definir um único momento ou local. Gostamos tanto de Aveiro que foi a primeira cidade em que cogitamos morar aqui em Portugal. Quem sabe um dia?


Por Camila Ciberi



Destaques dos nossos parceiros:


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa, abra começando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.


logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️