Brasil fica de fora da lista na reabertura de fronteiras da UE

Atualizado: Set 22

O Conselho da União Europeia listou 15 países que poderão trafegar livremente pela UE, mas Brasil e Estados Unidos não fazem parte desta decisão

Reabertura das fronteiras da UE. Imagem: Presstur

Após alguns dias de conversa, o Conselho da União Europeia soltou a lista dos países que poderão fazer viagens não essenciais pela UE a partir de 01 de julho, ou seja, viagens a turismo. Portugal irá acatar a decisão do conselho e manterá as mesmas restrições.


O Brasil é um dos que ficou de fora desta lista devido ao número crescente de casos e um controle insatisfatório da pandemia. Ainda não será possível vir a turismo para Portugal.


Estão permitidas viagens essenciais, em casos de emergência, saúde, trabalho, estudo ou para residentes e cidadãos europeus. E mesmo assim, o passageiro que vier de um dos países fora da lista terá que apresentar teste negativo à covid-19 realizado em até 72h antes.


Além do Brasil, Estados Unidos, Rússia, Índia, Timor-Leste e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) estão fora da lista devido à situação epidemiológica com controle não satisfatório.


VEJA OS PAÍSES QUE INTEGRAM A LISTA:


Argélia

Austrália

Canadá

Geórgia

Japão

Montenegro

Marrocos

Nova Zelândia

Ruanda

Sérvia

Coreia do Sul

Tailândia

Tunísia

Uruguai

China (apenas quando o país também reabrir para a UE)


Imagem: Hypeness

Quer morar em Portugal?

Veja aqui os tipos de vistos de residência que você pode solicitar.


Os critérios usados para determinar quem entra e quem sai da lista foram os números de infectados para cada 100 mil habitantes e como cada país reagiu frente ao controle da pandemia.

A lista é válida por 14 dias, podendo ser revista pelo Conselho da UE após este prazo. Países do tratado de Schengen também integram a lista (Islândia, Lichtenstein, Noruega, Suíça), assim como Andorra, Mónaco, São Marino e Vaticano.



Além disso, a partir de 01 de julho, Portugal também reabre as fronteiras terrestres com a Espanha. Em relação ao Reino Unido, ainda não há uma resolução se visitantes em Portugal deverão fazer quarentena ao retornar.

Cabe a cada país lidar com a reabertura das fronteiras, podendo optar por reabri-las parcialmente aos países listados ou de uma vez. Porém, não podem decidir sozinhos a reabertura para um país não listado.




Por Camila Ciberi para @quesejportugal

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️