Os melhores brechós em Portugal

Atualizado: há um dia

Comprar e vender artigos usados é algo muito comum na Europa. Além de ser sustentável, você paga bem mais barato por uma peça quase nova. Conheça os melhores brechós em Portugal.

Brechó em Portugal

Portugal e muitos lugares da Europa tem algo que eu valorizo muito: ninguém te julga pela roupa que você usa, pelo carro que você tem, pela bolsa a tiracolo. Ninguém liga para marca, para ano do carro ou se você está seguindo as tendências da moda.


Com isso, o mercado de usados por aqui é muito grande. Vende-se de tudo, compra-se de tudo e comprar roupas usadas pode ser a algo a se pensar seriamente. Os brechós em Portugal são uma ótima maneira de encontrar boas peças a um ótimo preço.

No Brasil, temos uma cultura mais capitalista de compra e de consumo. Queremos sempre as últimas tendências, o novo, o bonito, o moderno. Claro que todos querem, mas precisamos?


Por que não dar uma chance ao usado?

Eu mesma nunca comprei muitos usados no Brasil, mas depois que planejei a mudança e comecei a vender as minhas coisas, vi que isso é sim um bom negócio. Tudo que vendi estava novo, bem conservado e por um preço muito bom!


Com isso, economizamos e conseguimos dar uma nova vida a algo que, possivelmente, iria para o lixo e de quebra damos aquela ajuda para o meio ambiente. Tem coisa melhor do que ser sustentável?


Minha primeira compra de usados em Portugal

Minha primeira experiência em comprar roupas usadas por aqui foi recente. Sem querer estava passeando em Cascais e, em frente ao Museu do Mar, havia uma feirinha de usados. Tinha de tudo: brinquedos, roupas usadas, itens de decoração, móveis, moedas, carrinhos, muita coisa mesmo.


É verdade que uma boa parte não é aproveitável, mas dei uma olhada e comprei uma malha por 2€!!! Novinha! Nem acreditei. Ela custaria uns 10€ na loja facilmente.

Malha que comprei em segunda mão

Fiquei muito feliz com a minha compra e decidi explorar mais os brechós em Portugal.


Onde encontrar roupas usadas em Portugal?

Muitas freguesias podem não ter essas feiras de artigos usados, mas certamente alguma perto de você tem.

Em Portugal, os termos que fazem referências para usados normalmente são: segunda mão, bagageira, second hand, upcycling ou vintage. Tente pesquisar algum desses termos no Google, juntamente com o nome da sua freguesia ou concelho.


Em Cascais, por exemplo, há a Feira da Bagageira, com artigos usados, brechó, artigos de casa e muito mais. É preciso apenas estar atento às datas, mas sempre há sinalização de quando a feira acontece.


Se está em Lisboa ou no Porto, lugares como este não vão faltar. São lojas para todos os tipos e bolsos, além de algumas especializadas em roupas usadas de marca ou até mesmo de artigos vintage.


Humana

Mas antes de relacionar os melhores brechós de Portugal, vamos falar de um em particular.


Talvez você já tenha ouvido falar da Humana ou certamente viu um contentor de coleta de roupas com esse nome.


Sim, aqui em Portugal, é possível colocar suas doações de roupa em contentores espalhados em toda a cidade e são várias empresas que possuem esse serviço.


Na Humana, as roupas doadas ganham uma segunda chance e o dinheiro recebido da venda é 100% revertido para projetos sociais em Portugal e na África.


Sua missão é contribuir para o meio-ambiente por meio da reutilização têxtil e ajudar no desenvolvimento de comunidades carentes. Com isso, comprando uma roupa usada, você ajuda duas vezes.


As 14 lojas espalhadas pelo Porto e por Lisboa, além de venderem, também recebem doações que se transformam em descontos.



Brechós em Lisboa

Lisboa tem muita opção deste tipo, desde lojas a feiras que acontecem ocasionalmente. Veja as opções para comprar roupas usadas em Lisboa:


Ocasionais:



Físicos:



Brechós no Porto

O Porto também possui muitas opções para quem quer adquirir uma peça em segunda mão. Veja quais são elas:




Brechós em Portugal com venda online

Outra opção é comprar online, no conforto de casa. Existem alguns de cima, como A Outra Face da Lua que também vendem online e outros exclusivos da internet.


- ECOA Circular

- Quartier Latin

- Micolet


Para crianças

Todo mundo sabe que roupa de criança é a que mais se deixa de servir com pouco tempo de uso, por isso, comprar roupas usadas para crianças e bebês pode ser uma excelente ideia.


No Porto, em Lisboa e em Sintra há o TopznDolls, além de vender, ele também compra itens.


Em Lisboa, também encontrei a Boomerang Kids.


De olho no seu lixo!

Quem me acompanha pelo Instagram, sabe que eu sempre resgato objetos e plantas do lixo. Pelo menos, na minha região, há sempre alguém jogando alguma coisa fora e deixam ali, ao lado do lixo.


Por isso, fique atento aos lixos perto da sua casa, pode ser que apareça algo que você precise. =)


Conhece mais algum brechó em Portugal? Deixa sua indicação nos comentários!


Aproveite e se inscreva em nossa news para saber todas as notícias e informações relevantes de Portugal!



Por Camila Ciberi para @quesejaportugal

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento


Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️