Cabeça, a Aldeia Natal aos pés da Serra da Estrela

Atualizado: Fev 11

Com suas típicas casas em pedra, a aldeia é conhecida pela decoração de Natal feita pelos próprios moradores

Cabeça, a Aldeia Natal

Fomos pela primeira vez à Serra da Estrela em janeiro de 2020. Não vimos neve, que era o principal objetivo, mas tivemos uma ótima surpresa com o local escolhido para nossa estadia. Localizada ao pé da Serra da Estrela, a Aldeia de Cabeça é conhecida como a Aldeia Natal. Com pouco mais de 170 habitantes, a aldeia é cheia de encantos, parece que estamos dentro de um filme.


O Natal por lá começa mais cedo, em outubro, que é quando seus moradores começam a confeccionar toda a decoração com itens que iriam para o lixo, como guarda-chuvas quebrados e espigas de milho ou itens que a própria natureza oferece, como folhas secas, pinhas e galhos.

É durante o mês de dezembro que a aldeia recebe o maior fluxo de turistas, encantados com o capricho e com cada detalhe das ruas e casas.


Arraste para o lado para ver o capricho da decoração de Natal!


Nós chegamos um pouco depois, mas as decorações ainda estavam espalhadas por toda a aldeia. Realmente, é encantador a delicadeza e o carinho com que tudo foi feito, parece que voltamos no tempo.


Em cada cantinho há uma decoração mais linda do que a outra, tudo contrastando com as casas em pedras, construções típicas do passado.


Praça principal da aldeia Cabeça

Hoje, muitas já foram renovadas, outras deram lugar a casas de alvenaria, mas o encanto continua e há muito o que ver mesmo fora do Natal.


Logo abaixo da aldeia corre uma ribeirinha, um riozinho que recebe a água de lá de cima da montanha, inclusive há casas que precisam colocar um apoio entre a porta e a rua pois há um canal na sarjeta. No meio das ruas também há algumas bicas, em que os moradores usam para lavar alguns utensílios e roupas.


Rua da aldeia Cabeça e a Serra da Estrela ao fundo

Em Cabeça, eles mesmos fazem seu queijo, seu azeite e seu licor, cuidam das cabras, das ovelhas e dos pomares. Na casa da anfitriã do nosso Airbnb tinha um pé de kiwi e outro de chuchu. Foram as tangerinas da quinta que já estavam colhidas e em cima da mesa à nossa espera.


Para conseguir comprar pão fresquinho, você precisa encomendar no dia anterior, na única mercearia da aldeia. Ah, e precisa buscar entre às 7h e 8h da manhã.

As casas de pedra cravadas na montanha

Subindo pela igreja principal, há um forno comunitário, renovado em 2015 pela junta da freguesia. Uma aconchegante área de convivência com uma vista de tirar o fôlego está pronta para servir os aldeões.


A aldeia também foi a primeira de todas as aldeias a ter sua iluminação pública em LED, inclusive as luzes do Natal. Sua localização é ótima para quem vai conhecer a Serra da Estrela. São 30 minutos até a Torre, 30 minutos até o centro histórico de Seia e 15 minutos até Loriga, a "Suíça Portuguesa".


Não foi dessa vez que vimos neve, dizem que ela está diminuindo ano após ano, o que é uma pena, porém a Serra da Estrela tem outras opções de lazer e turismo no verão, como as praias fluviais.



A rotina de Cabeça é muito tranquila, os cães e gatos correm soltos e todos trabalham para manter o local que tende a desaparecer, infelizmente. Quase todos os filhos dos moradores já não estão mais lá, moram nos centros urbanos ou fora do país.


Foi um privilégio e um prazer conhecer um local tão fora do comum, tão fora da minha realidade, mas tão belo quanto qualquer grande cidade. Na verdade, posso dizer que mais bonito ainda porque foi dali que nasceram as tradições, os costumes e a cultura que hoje permeia nossos dias.

Aldeia Cabeça, vista de cima

Por Camila Ciberi


QUER SABER MAIS SOBRE IMIGRAÇÃO? JUNTE-SE A NÓS NO TELEGRAM!


Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram sobre Imigração, vamos divulgar conteúdo diariamente sobre o tema, além de notícias, informações, dicas e muito mais.

Clique e faça parte >>> https://t.me/imigracaoportugal

Nossos Parceiros:


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online NESTE LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando POR AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato CLICANDO AQUI.

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️