Como é o clima em Portugal?

Atualizado: Out 27

Portugal oferece um dos melhores climas da Europa, o que atrai muitos turistas europeus, assim como imigrantes brasileiros e ingleses. Uma coisa é certa, o céu azul é predominante por aqui.

Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras

Muitos citam o clima em Portugal como um atrativo, seja para passear, seja para imigrar. De fato, temos um clima ameno por aqui, se comparado aos invernos rigorosos de outras cidades europeias, mas também o clima depende muito de que parte do país você está.


Vale lembrar que o clima em Portugal é o contrário do Brasil. Quando estamos no verão, o Brasil está no inverno. Quando estamos no outono, o Brasil está na primavera. Isso porque Portugal está em outro hemisfério.


O clima em Portugal também é fator favorável quando pensamos em morar. É para muitos, mas eu não vejo isso como vantagem e deixei de fora da minha listinha de prós para morar em Portugal.


Mas por que penso assim?


Eu, que morava em São Paulo capital, não estou acostumada a invernos frios, como é o caso do Sul do Brasil. Faz frio, mas é muito pontual, dura pouco, então o clima em Portugal para mim não pode ser algo vantajoso.


Conheci algumas pessoas do Sul do Brasil que diziam passar mais frio no Brasil no inverno do que em Portugal.


Infraestrutura de inverno

Outra coisa que vejo como o clima em Portugal pode ser uma desvantagem é pela infraestrutura das casas. Como já expliquei anteriormente, aqui, as casas possuem certificações energéticas, que variam de A a F. Casas com boa certificação energética estão mais preparadas para o inverno.


Mas, o que isso influencia no clima em Portugal?


Influencia pelo fato de que em Portugal passamos mais frio dentro das casas. Nos outros países da Europa, como o inverno é rigoroso, a maioria das casas já está equipada para isso. Aqui não. Então, pode ser que a temperatura lá fora não seja das mais baixas da Europa, mas dentro de casa estará um gelo.


Mas, no geral, o clima em Portugal é agradável e a média de temperaturas em 2019 para todo o país foi de 15° graus. Os dias de sol em Portugal estão acima da média e aqui é um dos países com maior incidência solar da Europa. Aqui o céu azul é predominante.

Moinho pelas estradas de Portugal

Dito isso, vamos às estações do ano e descobrir como é de fato o clima em Portugal!


Inverno

O inverno em Portugal não é muito rigoroso, porém, com temperaturas bem baixas no Norte e nas regiões de montanha, como a Serra da Estrela. Neve mesmo só é possível ver em poucos lugares e digo que já fui à Serra da Estrela em pleno inverno e não tinha neve...

Torre - Serra da Estrela

Claro que as alterações climáticas estão contribuindo cada vez mais para as mínimas aumentarem, mas em média, as temperaturas mais baixas ficam em torno dos 5°. Em Lisboa, por exemplo, a média é 8°, já em Bragança, a média foi de -0,6°.


O inverno em Portugal é um pouco mais chuvoso, mas há muitos dias de sol também, o que não impede você de aproveitar se vier à passeio. É no inverno também que o sol fica avermelhado quando nasce e quando se põe.


Inverno: de 21 de dezembro a 20 de março.


Primavera

A primavera em Portugal é uma estação linda. Tudo fica mais colorido, as flores nascem em lugares antes não imagináveis, terrenos baldios ganham cor, as ruas ficam mais floridas e a temperatura começa a melhorar.

Bougainvillea ou Primavera em flor na cidade de Óbidos

É na primavera que inicia-se o horário de verão em Portugal. Ele começa no finalzinho de março e os dias já ficam mais longos.


Diria que a única coisa ruim da primavera em Portugal é que pode ter um clima mais chuvoso, especialmente em abril.


Em maio, as temperaturas já melhoram um pouco e pode haver semanas de muito calor. Mas, se vier a turismo, tenha sempre uma blusa mais quente para as noites, mas traga também algo mais leve para usar durante o dia.


É na primavera que começam as Festas dos Santos Populares, mais precisamente em junho, e estendem-se até o verão.


Primavera: de 20 de março a 20 de junho.


Verão

Ah, o verão! Melhor ainda se o verão for em Portugal. Eu sou muito suspeita para falar desta estação. Eu AMO o verão! Acho incrível anoitecer às 21h/ 22h, adoro toda a variedade de frutas disponíveis nesta época, gosto de sentir o calor e conseguir entrar rapidinho no mar gelado daqui rsrsr.


Mas o verão em Portugal pode ser realmente quente. Não aconselho o verão para vir passear, a não ser que seja bem no começo ou bem no final. É mais cansativo andar sob o sol escaldante e também tudo fica mais cheio: praias, restaurantes, pontos turísticos, hotéis.


Outro ponto positivo do verão em Portugal são as atividades ao ar livre. E são muitas: shows, festivais, apresentações, festas populares. Quem vem no verão pode aproveitar as Festas dos Santos e a época balnear.

Praia da Duquesa/ Praia da Conceição - Cascais

Espere temperaturas ultrapassando os 40°, principalmente no interior do país.


Verão: de 20 de junho a 22 setembro.


Outono

Para mim é a estação com as cores mais lindas, não só pelas árvores que perdem as folhas, mas pelas cores do céu. O outono em Portugal tem o céu mais lindo que já vi, principalmente ao pôr do sol.

Céu de outono em Portugal

São noites frescas e dias quentes. O outono em Portugal é um outono típico. Se vier durante esta época, traga casacos para as noites e já leve-o consigo se planejar passar o dia fora, já que as temperaturas caem muito rápido.


Pode haver dias mais chuvosos, mas as temperaturas começam as cair mais no final de novembro. Ainda é gostoso para passear e aproveitar o dia. Também é quando já entra o horário de inverno e as dias ficam mais curtos.


Outono: de 22 setembro a 21 dezembro.


Qual a melhor estação para visitar Portugal?


Depois de conhecer um pouco sobre o clima em Portugal, é difícil definir uma estação como a melhor. Como já disse, sou fã do verão, mas você pode ser fã do inverno.


Se gosta do verão e quer aproveitar uma praia, evite o ápice do verão, que é entre julho e agosto. Eu sugiro junho para aproveitar as festas ou setembro para um passeio ainda mais tranquilo.


Se gosta do inverno, mas não quer pagar caro nos feriados natalinos, opte pelo início de dezembro ou final de janeiro.



Aproveite e se inscreva em nossa news para saber todas as notícias e informações relevantes de Portugal!



Por Camila Ciberi para @quesejaportugal


Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento


Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️