Como fazer uma canjica vegana ou tradicional em Portugal

Atualizado: Fev 11

Vou te ensinar a fazer a melhor canjica da sua vida e ainda te mostrar o porquê a canjica faz bem para saúde

Canjica Vegana

Mesmo sem festa junina, o frio dá vontade de comer uma comida que nos lembre de casa, não é? Essas são as chamadas "comfy foods", numa tradução literal: comidas confortáveis, aquelas que trazem aconchego. Pra mim, a canjica é uma delas.


Minha mãe sempre faz em casa, mas a versão tradicional, com leite de vaca e leite condensado (talvez não tão tradicional assim rsrs). Mas para atender novas preferências, transformei a receita comum em uma vegana.


É muito simples substituir os ingredientes neste caso, então, por que não tentar? Fica ainda mais saborosa com o leite de côco.


Coma sem medo!


Para quem está de dieta, uma boa notícia! Quando cozida al dente, a canjica permanece com os amidos resistentes, que são amigos das bactérias boas do intestino. Isso evita o pico glicêmico por conta do açúcar.


Vamos ao que interessa? Mão na massa e dá um print na receita!


Canjica vegana


250g de canjica ou milho branco

1 litro de leite de côco

4 colheres de chá de açúcar (vale o branco, mascavo ou demerara. Em Portugal, chamam de açúcar moreno mascavado)

1 colher de chá de amido de milho

Côco ralado a gosto

Canela em pau a gosto

Cravo da Índia a gosto

Canela em pó para polvilhar


Modo de Preparo


- Deixar os grãos de molho por 12h horas, isso acelera o cozimento e libera os antinutrientes.

- Lavar os grãos e colocar na pressão junto com o leite de côco, o açúcar, a canela e os cravos. Reserve um pouco do leite para dissolver o amido de milho posteriormente.

- Cozinhe por 15 minutos depois que pegar a pressão. A canjica precisa ficar al dente. Se precisar, cozinhe mais um pouco.


ATENÇÃO!

Se optar pela receita tradicional, não coloque o leite de vaca na pressão, não sei o que acontecerá rsrs. Cozinhe em uma panela normal ou coloque na pressão com água, depois escorra e acrescente o leite.


- Misture o restinho do leite de côco com o amido de milho.

- Quando sair toda a pressão, abra a panela, acrescente o côco ralado e a mistura do amido com o leite.

- A canjica vai ficar com um caldo um pouco mais grosso. Se desejar mais, pode colocar mais um pouco de amido, mas sempre dissolvido em água ou leite de côco antes.

- Verifique se está doce o suficiente para você, se preferir acrescente mais açúcar. Assim como a canela e o cravo.


E está pronta sua canjica vegana!


Eu gosto de servi-la morna com canela polvilhada por cima. (Não está assim na foto porque me esqueci de comprar =/).

Não achei a canjica tradicional como estamos acostumados no Brasil. Comprei esse milho branco, que se parece com um dente!


É um milho típico de uma comida de Cabo Verde, chamada cachupa. Esse eu comprei no Auchan à granel, mas já vi no Lidl e no Continente de uma marca chamada Santiago.

Funciona exatamente igual e o gosto é bem similar.


Leite de côco


Usei o leite de côco industrializado, mas prefiro mil vezes o caseiro. É bem fácil de fazer. O mais trabalhoso é tirar a casca do côco.


Se você está no Brasil, aproveite esse maravilha chamada feira de bairro e compre um côco fresquinho que o feirante abre na hora e tira toda a casca para você.


Se está em Portugal e tiver tempo e paciência, pode comprar côco seco no mercado e quebrá-lo em casa. Tire a água com um saca rolhas, furando um dos três "olhinhos", coloque no forno por uns 15 minutos para a casca soltar com mais facilidade.


Depois, ainda vai ficar aquela pele escura, é possível fazer o leite com ela ou tirá-la. Não altera o sabor, apenas a cor.


Modo de preparo do leite de côco caseiro


Pique o côco e coloque no liquidificador. Para cada xícara de côco, de 2 a 3 xícaras de água quente (não fervendo). Cuidado com líquidos quentes no liquidificador! Eles criam pressão e tentem a jorrar para fora.


Abra um pouco a tampinha de cima para sair o vapor.


Bata bem e coe com um coador de voal ou um pano limpo.


Esse leite você pode usar em praticamente tudo, na substituição do leite do café, para receitas doces, etc.


Não jogue o resíduo fora! Você pode fazer uma deliciosa farofa ou um bolo de côco.

Gostou da receita?


Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários logo mais abaixo.


Faça nossa receita e compartilhe conosco!


Marque @quesejaportugal no Instagram e compartilharemos a sua foto!


Aproveite para seguir nossas redes sociais:


Instagram: @quesejaportugal

Facebook: Que Seja Portugal

Telegram: Imigração Portugal


Escrito por Camila Ciberi

TELEGRAM:


Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram sobre Imigração, vamos divulgar conteúdo diariamente sobre o tema, além de notícias, informações, dicas e muito mais.

Clique e faça parte >>> https://t.me/imigracaoportugal


Nossos Parceiros:


Consultoria Imobiliária 🇵🇹 Em parceria com uma consultoria portuguesa nós oferecemos todo o apoio para você encontrar o seu imóvel em Lisboa e regiões próximas. Entre em contato para SABER MAIS


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta pelo celular sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente, sem taxas e sem burocracia. ABRA SUA CONTA


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online NESTE LINK

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️