Como são as praias de Portugal?

Atualizado: Set 16

Tudo o que você precisa saber para não passar perrengue nas praias portuguesas e curtir o passeio do jeito que você merece!

Praia da Conceição em Cascais

Ir à praia em qualquer lugar deveria ser uma tarefa muito fácil. E normalmente é, mas quando nunca visitamos determinado país, nos deparamos com alguns costumes diferentes. Por isso, é sempre bom conhecer o território que vamos pisar antes!


Portugal tem uma costa riquíssima para ser explorada e praias bem diferentes umas das outras, além das praias fluviais no interiorzão do país.


No geral, o ir à praia é bem parecido com o que nós, brasileiros, estamos acostumados, porém, há algumas diferenças que podem frustrar algumas expectativas. E a primeira delas, e para mim a mais importante, é a água.


Primeira vez em Portugal?

Veja como planejar sua viagem internacional!


Em águas portuguesas

As águas dos mares e dos rios aqui são muito limpas. No verão, estão sempre cristalinas e com uma cor esverdeada linda. Convidativa é pouco. Mas ao colocar o pé na água, você já vai pensar em desistir.


Sim, as águas são geladas e muito! Exceto em algumas regiões, como no Algarve e na praia de São Torpes, em Sines. Esta última porque há uma termoelétrica próxima que usa a água do mar para arrefecer a usina e a devolve quentinha.


Mas fora isso, elas estão sempre geladas. É possível entrar, porém, já não se vê muitas pessoas a ficarem no mar muito tempo, como no Brasil. É um mergulho rápido e já retornam para a areia.

Praia da Torre em Oeiras. As praias da linha, como são chamadas, possuem boa estrutura.

Eu sempre fico frustrada quando o calor está insuportável e quero um banho de mar para refrescar. O refresco é até demais! =D


Surf

Há praias para todos os gostos, com águas calmas e ideal para as crianças, com ondas para os amantes do surf e aquelas com mais pedras do que areia.


Mas pela posição geográfica de Portugal, aqui parece que é onde o vento faz a curva e isso favorece muito os esportes náuticos. Tanto que há muitas escolas pelo país, assim como formação especializada para a atividade marítima.

Ondas Gigantes em Nazaré - de novembro a março. Imagem: Notícias ao Minuto

E não podemos deixar de mencionar Nazaré, é claro, com as suas ondas gigantes e um dos campeonatos de surf mais famosos do mundo.


Por isso, é importante levar a localização em conta na hora de escolher uma praia aleatória para passar o dia.


A Costa Vicentina costuma ter praias com mais ondas e vento. As praias urbanas possuem normalmente águas mais calmas, além de mais estrutura.


Vem para Portugal e não sabe quanto trazer?

Eu te ajudo!


Estrutura das praias

Esse é um ponto importante! Praias mais afastadas não costumam ter uma boa estrutura.


Geralmente, apenas as urbanas possuem banheiros, duchas, cadeiras para alugar e restaurantes.


Por isso, se você está à turismo e pretende rodar pelas praias, faça seu kit com pelo menos um cooler e guarda-sol. Mesmo que você tenha que largá-los ao final da viagem, terá compensado.


Foi o que fizemos quando viemos conhecer Portugal pela primeira vez. Era verão e obviamente queríamos pegar uma praia. Então, passamos em um mercado e compramos guarda-sol e cooler. Compensou muito, pois além de tudo, tínhamos bebidas fresquinhas no carro sempre.


E mesmo que tenha estrutura disponível, os valores para aluguel do kit cadeiras e guarda-sol são um pouco pesados no orçamento do viajante e costumam variar de 15 a 25 euros, dependendo da praia.



A farofa perfeita

Outro costume muito comum, não só aqui, como na Europa no geral, é levar marmita. É muito comum todos levarem comida para a praia. E vale garfo e faca, não pense que é só aquele lanchinho não. Tem gente que leva o almoço completo.


Além de ser uma ótima maneira de economizar, é uma questão de sobrevivência. Não há vendedores ambulantes e carrinhos na praia como conhecemos. A única coisa que se vende aqui são as bolas de berlim, que é o sonho de padaria no Brasil.


E mesmo nas praias urbanas onde há restaurantes, a maioria prefere levar. É algo comum, então, mais um item para seu kit praia.


Não se esqueça sempre de levar um saquinho e recolher seu lixo. Se sujar a praia, aí sim não será visto com bons olhos.


Topless

Tirar a parte de cima do biquíni para tomar sol é algo bem comum em toda a Europa. Em Portugal há quem faça, mas não é algo que vemos sempre. O topless é algo para todas, não importa o corpo e nem a idade.


Por isso, não fique constrangido caso aconteça.


Troca de roupa

Não sei o porquê, só sei que eles gostam de se trocar na praia. Deve ser por não gostarem de ter o maiô molhado junto ao corpo. É o único motivo que vejo.


O fato é que eles se trocam, tanto na chegada quanto na saída. Enrolam-se em toalhas e colocam ou tiram a sunga ou o biquíni. Também é algo bem comum a "casinha de proteção" cair ou não cobrir o suficiente quanto deveria.


Regras

Fique atento às regras da praia. Há praias em que pode levar cães, outras não. Podem ser que levem mesmo que não possa. Mas via de regra é sempre bom cumprir as regras e usar o bom senso.


E o bom senso é sempre melhor compreendido quando observamos o comportamento das pessoas a redor: por que eu vou fazer se ninguém mais faz? Também fiz um post explicando melhor a importância de conhecer os costumes do lugar que você escolheu para morar ou que vai visitar.


O som na praia é um ótimo exemplo. Aqui, você não vê ninguém com música ligada ou caixinhas de som. É um costume e deve ser respeitado. ;)

Características naturais

Algumas praias têm características peculiares, como o Algarve. Por lá, todas as praias possuem falésias ao redor. Cuidado, há perigo de queda de pedras caso sente-se muito próximo.


Já a Costa da Caparica, possui praias amplas e com vegetação rasteira, mais parecidas com as do Brasil.


Sesimbra é conhecida pelas águas mais geladas e praias lindas, porém de difícil acesso.



Praias fluviais

Há muitas espalhadas por Portugal, já que o país possui inúmeros rios. Algumas são já modernizadas e contam com uma excelente infraestrutura, outras são mais selvagens, mas não menos bonitas.


Já visitamos a Praia Fluvial de Loriga!

Saiba mais sobre a Suíça portuguesa.

Praia das Rocas - Castanheira de Pêra. Imagem: Nit.pt

Piscinas

Muitas cidades possuem também as piscinas abertas ao público, com um valor razoável de entrada e toda a estrutura, desde espreguiçadeiras até bar. Há as que são de água salgada e as normais, com cloro.

Piscina das Marés - Porto. Imagem: Gail Edwin Aguiar

Situação pós-pandemia

Com a reabertura das praias após o isolamento, algumas regras mudaram. Em todas, você poderá ver as regras descritas, mas é sempre bom saber antes de ir.


Distanciamento social: toalhas devem ficar a 1,5m umas das outras. Guarda-sóis e toldos a 3m um dos outros.

Máscara: é obrigatório o uso nos apoios de praia, como banheiros.

Corredores de circulação: a entrada e saída da praia é feita por corredores delimitados.

Aluguel de equipamentos: cadeiras, guarda-sol, stand-up paddle e outros só podem ser alugados por períodos e não o dia todo. Por isso, se pretende alugar cadeiras, você será cobrado o valor cheio, mas só poderá usar de manhã ou à tarde. Programe-se para não chegar no meio do período.

Lotação máxima: as praias devem estar sinalizadas com a lotação do areal. Verde para ocupação baixa, amarelo para ocupação elevada e vermelho para ocupação plena. Quando a praia estiver vermelha, pede-se para evitá-la. Os salva-vidas podem e devem orientar as pessoas e a polícia tem autoridade para encerrar a praia, caso seja necessário.

Há uma app para saber a situação de cada uma antes de sair, se chama Info Praia, já que nem todas possuem a sinalização muito visível na entrada.

Painel sobre a ocupação na Praia da Torre em Oeiras.

De resto, é só aproveitar o seu verão! ☀️


Não se esqueça de assinar nossa newsletter!

Toda quinta-feira no seu e-mail. =)


Por Camila Ciberi para @quesejportugal

Destaques dos nossos parceiros:


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Airbnb é a melhor maneira para encontrar lugares para ficar com avaliações excelentes e as comodidades de que você necessita, e de presente você ainda ganha até R$ 179 para se hospedar, comece por AQUI.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️