Concelho? Freguesia? Morada? Saiba como funcionam as denominações para cidades e estados em Portugal

Atualizado: Jul 8

Assim como muitas palavras, essas classificações também confundem os brasileiro, principalmente, quando estão em busca de onde morar

Pôr do Sol na Freguesia de São Domingos de Rana, Cascais, Lisboa

Quando chegamos em Portugal pela primeira vez, nos deparamos com muitos nomes que nunca ouvimos falar. Apesar de falarmos o mesmo idioma, muitas palavras mudam, além de expressões e pronúncia.


Mas para quem vem morar, as primeiras palavras estranhas que cruzam nosso caminho referem-se à nossa nova casa. Onde vamos morar é uma das primeiras perguntas que passa pela cabeça de quem vai mudar. Por isso, procurar um bairro, em uma cidade X, em determinado estado Y, pode ser um desafio já que as classificações que usamos para os endereços no Brasil são bem diferentes em Portugal.


Então, vamos tentar entender melhor.


Começando do começo

Portugal é um país muito pequeno para quem está acostumado com a imensidão do Brasil. São apenas 570km de Norte a Sul, aproximadamente, ou seja, em 7 horas, você consegue cruzar o país de carro.


Além disso, seu território equivale à área do Estado de Pernambuco, no Brasil, sendo que a população é menor do que a da CIDADE de São Paulo. São 10 milhões de habitantes, enquanto São Paulo possui 12 milhões.


Por isso, ir de uma cidade para a outra é como ir de um bairro a outro em muita capitais brasileiras. Ficamos um pouco impressionados quando vivenciamos isso na prática, pois em 20 minutos, você consegue cruzar umas 4 ou 5 cidades, dependendo de onde mora.


Portugal também está dividido entre a parte do continente e as ilhas. Portugal Continental faz fronteira apenas com a Espanha, as ilhas estão a 1 hora de avião, em média, e vivem basicamente do turismo. São elas: Açores e Ilha da Madeira.


Mas vamos focar apenas em Portugal Continental.


Distritos

O país está dividido entre 18 distritos, que são como os Estados no Brasil.

Os 18 distritos de Portugal. Imagem: Wikipedia

Concelhos

Os concelhos são os municípios e estão abaixo dos distritos. As Câmaras Municipais são os órgãos responsáveis pela administração dos concelhos.


Vamos pegar o distrito de Lisboa como exemplo.


Concelhos do Distrito de Lisboa

São 16 concelhos (municípios) no distrito de Lisboa. Note que Lisboa dá nome para o distrito e também para o concelho, assim como São Paulo e Rio de Janeiro são nomes de cidades e estados ao mesmo tempo.


Freguesias

Os concelhos estão divididos em freguesias e é aí que a confusão começa. Essa é uma classificação a mais que existe em Portugal se comparado ao Brasil.


Aqui as freguesias são como as subprefeituras. Por exemplo, em São Paulo, tem a Subprefeitura da Lapa ou de Pinheiros. Porém, no Brasil, quando damos um endereço não acrescentamos em qual subprefeitura estamos inseridos. Aqui sim.


As freguesias são o nível de administração abaixo do concelho e o órgão responsável chama-se Junta da Freguesia.


Vamos pegar a nossa atual morada como exemplo. ATENÇÃO! Mais uma palavra importante: morada. Morada em Portugal é endereço.


Estamos no distrito de Lisboa, no concelho de Cascais e na freguesia de São Domingos de Rana.


Concelho de Cascais. Imagem: cascais.pt

Note que aqui também há repetição dos nomes: Cascais é nome de concelho, mas também é uma freguesia. Quando ouvimos "Ah, eu fui visitar Cascais", na maioria das vezes, a visita foi na freguesia, que é onde está a vila de Cascais e a concentração de turistas.


Bairros

Só depois das freguesias é que chegamos aos bairros. A classificação menos importante quando precisamos dizer nossa morada. As freguesias aqui já são bem pequenas e do tamanho dos bairros no Brasil, por isso que a confusão é imediata.


Na Freguesia de São Domingos de Rana, temos 20 bairros, administrados pela Junta da Freguesia.


Não é tão complicado assim, não é mesmo? É apenas diferente do que estamos acostumados e faz parte de toda mudança ter que se acostumar com a rotina do novo país.



Por Camila Ciberi @quesejaportugal



QUER SABER MAIS SOBRE IMIGRAÇÃO? JUNTE-SE A NÓS NO TELEGRAM!


Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram sobre Imigração, vamos divulgar conteúdo diariamente sobre o tema, além de notícias, informações, dicas e muito mais.

Clique e faça parte >>> https://t.me/imigracaoportugal

Nossos Parceiros:


Consultoria Imobiliária para alugar (arrendar) ou comprar um imóvel, e também comprar um negócio em funcionamento (trespasse) podemos te ajudar nesse processo, VEJA MAIS AQUI


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online NESTE LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando POR AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato CLICANDO AQUI.

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️