10 dicas para você se organizar antes de mudar de país

Atualizado: há 14 horas

A mudança começa bem antes da data da viagem e se não planejarmos os meses que antecedem esse dia, vamos embora com a sensação de que não deu tempo de fazer tudo o que gostaríamos.

Obviamente, o planejamento e a pesquisa são itens que não vamos citar aqui, já que eles deveriam estar anos luz na frente da compra da passagem. Vamos considerar que você fez essa parte com louvor: já planejou, já decidiu, já tirou o visto ou a cidadania e a data da mudança está próxima.


NÃO VOU NEM FALAR DAQUELA RESERVA FINANCEIRA MAIS DO QUE NECESSÁRIA, ?


Isso tudo já deve estar mais do que organizado!

💰Dica de ouro: deixe alguns bons meses para fazer tudo com calma. Esses meses serão muito importantes tanto para sua futura adaptação como para ter certeza de que não deixou nada para trás.


Quer morar em Portugal?

Saiba os tipos de visto que pode solicitar.


Vamos a eles?


1. Documentos brasileiros 🇧🇷

Verifique todos os seus documentos no Brasil, veja a data de validade e se eles estão ok para viajar. Caso a data seja próxima, renove. Use a passagem ou visto para comprovar a necessidade da troca.


2. Check-up médico 🏥

Vá ao médico e faça todos os exames que precisar. Cheque se está bem de saúde, ninguém quer uma surpresa quando chegar em um novo país. Fora que o estresse e a ansiedade podem desencadear problemas que você nem imaginava que tinha.


Eu tive alguns deles durante minha adaptação.

Relatei aqui sobre eles.


Aproveite e peça receita dos medicamentos que você precisa tomar. Até você passar no médico, eles aceitam a prescrição do Brasil ou trocam para você no Centro de Saúde.

3. Desapegue 😨

Sim, é difícil. Mas pense que coisas materiais são as menos importantes e que tudo é possível ser conquistado novamente. Foco no seu novo ciclo e na sua nova vida. Lembre-se de que a vida será diferente, você não precisará das mesmas coisas e exercite a solidariedade. Doe ou venda o que não levará.


Um detalhe importante é o clima. Em Portugal, o verão dura pouco, por isso, suas roupas de verão talvez nem sejam tão aproveitadas. Além disso, o inverno é bem frio, pode ser que suas roupas de frio não sejam suficientes aqui. Eu até hoje tenho roupas que eu trouxe e não usei.


Se tem dificuldades neste aspecto, recomendo a Marie Kondo. O livro é melhor do que a série da Netflix, mas você escolhe. Além disso, tem um documentário chamado Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes, excelente para te dar um novo ponto de vista da vida.


4. Tempo de qualidade com amigos e família 👨‍👩‍👦‍👦

Eles são a parte mais difícil de estar longe. Não vai ser fácil, mas se você está decidido, é preciso lidar com isso. Por isso, separe um tempo para cada um de seus amigos e seus familiares. Divirta-se com eles, passeie, esteja presente.


Eles sempre farão falta e a saudades será um sentimento constante nos seus dias dessa nova fase.


Também lido com isso diariamente e desabafei aqui um pouco!


5. Documentos para levar

Reveja todos os documentos para a imigração: como visto, PB4 ou seguro saúde, certidões, carteira de vacinação, carteira de motorista, passaporte, diplomas etc.

Apostile os documentos necessários. Separe e já deixe todos juntos para ficar mais fácil na hora de conferir.


Quer saber mais sobre o PB4?

Clica aqui!


6. Procuração 📝

Muitas coisas podem acontecer enquanto você não está no Brasil, por isso, deixe uma procuração com alguém de sua confiança para o que precisar. As regras mudam muito e pode ser que você precise de repente de um documento ou aconteça algo que necessite de sua assinatura. Precaver é a melhor maneira.


7. Faça uma caixinha de medicamentos 💊

Os remédios em Portugal podem ser um pouco diferentes do que estamos acostumados. Alguns não se compram sem receita e, por isso, é bom tê-los até você se familiarizar.

Os mais importantes: antiinflamatórios, dores de cabeça, gripe, cólicas, antialérgicos.

Traga também alguns a mais de seu uso contínuo, assim é um item a menos para pensar na chegada.


Dipirona não vende sem receita, garanta sua Novalgina.


Própolis é um grande aliado para prevenir a gripe no inverno, por isso, leve também. Se você for no inverno, já tome antes de ir. Aqui tem, mas é bem mais caro.


Se tiver algum medicamento manipulado, faça para até quando conseguir (normalmente a validade é mais curta), mas deixe a receita junto na mala.


O sistema de saúde pública em Portugal não é gratuito.

Você sabia?


8. Contas de consumo e bancárias 💲

Encerre as contas que você não precisará mais: telefone, luz, internet, água etc. Se não for mais usar sua conta no banco também faça o mesmo.

Quite suas dívidas e recomece a nova vida mais leve. Não dá para tentar algo novo se ainda deixamos um rastro para trás, certo?

Podem surgir dificuldades no novo país e talvez você precise de suas reservas, por isso, não venha com dificuldades financeiras.

9. Itens de valor afetivo 💟

Não é porque precisamos desapegar que não vamos levar nada. Separe alguns itens que tem muito significado para você. Claro que eles precisam caber na mala!

Eles vão te fazer sentir em casa, enquanto você ainda não desenvolver esse sentimento.


Quer ter as melhores indicações e descontos?

Confira agora todos os nossos parceiros


10. Pesquisa sobre o país 📰

Sei que essa parte já foi feita antes, mas continue pesquisando. Mantenha-se atualizado sobre o país, o que anda acontecendo, leia os principais sites de notícias locais e esteja atualizado.


DICA BÔNUS!

Mantenha sempre na mente os 3Ps do imigrante:


PACIÊNCIA: é preciso e muita!


PERSISTÊNCIA: desistir é fácil, difícil é tentar, arriscar e atravessar os obstáculos do caminho.


POLIVALÊNCIA: significa ser uma pessoa flexível, que sabe fazer diversas funções, pois quando imigramos precisamos cuidar da casa, dos filhos, da faxina, da roupa, da comida e, muito provavelmente, trabalhar em uma área diferente da nossa de formação.


Por Camila Ciberi para @quesejportugal


* Imagem principal: rawpixel.com / Freepik

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento



logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️