ETIAS, o novo "visto" para brasileiros entrarem na Europa
Atualizado: 22 de Out de 2020
A partir de 2022, quem quiser viajar para a Europa terá que emitir uma autorização online, saiba como vai ser

Rumores após rumores sobre a necessidade de visto para entrar na Europa ainda em 2020, finalmente soubemos a verdade e para esclarecer melhor como isso será feito, nosso parceiro, o Imigrei, explicou tudinho no texto abaixo! =)
O que é a autorização de viagem ETIAS?
ETIAS é a sigla para Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem.
Esse programa foi criado pela União Europeia com o objetivo de proteger as suas fronteiras e, principalmente, identificar ameaças ou riscos de visitantes que viajam para os países da Área Schengen. A partir de 2021, todos os visitantes que quiserem ir a um dos 26 países membros do Schengen precisarão da autorização ETIAS.
A autorização ETIAS ou "visto europeu", como tem sido popularmente chamado, foi criado para estadias de até 90 dias, seja para uma viagem de negócios ou turismo.
ETIAS para a Europa
Até agora, 60 países já foram qualificados e os cidadãos devem solicitar o ETIAS antes da viagem, entre eles, Brasil. O sistema vai avaliar os viajantes e todas as informações fornecidas serão cuidadosamente verificadas, podendo ser aprovado ou negado.
Ao ser aprovado, o ETIAS terá validade de 3 anos ou até a expiração do passaporte, o que acontecer primeiro.
Todos os países da União Europeia precisam de ETIAS?
Alguns países da União Europeia como a Bulgária, Romênia, Croácia, Chipre e Irlanda não fazem parte do Espaço Schengen e, por isso, manterão as suas próprias regras para vistos.
Para cidadãos da União Europeia nada muda, não precisa de passaporte e nem visto para circular em qualquer país da Europa, independente de estar ou não no Espaço Schengen.
ETIAS: como vai funcionar?
A autorização de viagem será parecida com a feita hoje para o Canadá. O solicitante fará o pedido online, preenchendo um formulário.
Você precisará de:
- Passaporte válido
- Cartão bancário para pagar a taxa
Após preencher todas as informações pessoais, haverá uma série de perguntas relacionadas à segurança. Assim que a inscrição for analisada, o solicitante a receberá no endereço de e-mail fornecido.

ETIAS em 2021
A Comissão Europeia informou que o Sistema de Autorização de Viagens ETIAS vai ser obrigatório a partir de 2021, porém é a segunda vez que o projeto é atrasado, então vale a pena acompanhar.
O Parlamento e a Comissão da UE irão disponibilizar o suporte financeiro necessário para a implementação do ETIAS e o seu desenvolvimento já teve início.
A intenção não é complicar e sim, controlar. A promessa é que o sistema será simples e a taxa baixa, nada que dificulte o turismo a esses países.
O solicitante que tiver seu pedido recusado poderá entrar no sistema e pedir revisão.
A previsão é que 95% dos casos sejam aprovados quase que automaticamente.
Para mais informações, acesse o site do ETIAS.
ATUALIZAÇÃO: Depois da pandemia, eles novamente prorrogaram e o ETIAS só será necessário a partir de 2022.
Por Imigrei, consultoria e assessoria de imigração e planejamento financeiro. Clique aqui para saber mais.
Leia também outros posts:
Notícias • Imigração • Relatos • Dicas • Lugares • Gastronomia • Conhecimento