Lagoa de Albufeira: uma piscina de diversão

Atualizado: Set 22

Localizada no concelho de Sesimbra, a Lagoa é muito procurada por famílias pelas suas águas calmas e quentinhas

Lagoa de Albufeira - Sesimbra

Não é que a água seja quente como o Nordeste do Brasil. Mas ela é quente comparada à água do mar gélida da maioria das regiões de Portugal (no Algarve a água tende a ser mais quentinha também).


Mas além disso, é uma piscina, sem ondas e com águas rasas. Motivos pelos quais é o paraíso para as famílias com crianças pequenas.


O areal também é bem extenso, o que é um bom atrativo em épocas de distanciamento social.

A formação da lagoa

A Lagoa de Albufeira é formada pela entrada da água do mar na lagoa. Quando a maré está baixa e não consegue substituir a água da lagoa, ela tende a ficar mais turva e com mais lodo no fundo.


Li algumas críticas realmente por esse ponto. Não foi algo que me incomodou. Achei a água bem cristalina, apesar de algum verdinho boiando.

Um pouco de lodo ao fundo

A praia da frente é a Praia da Lagoa de Albufeira - Mar. É uma boa caminhada desde o meio da lagoa até a praia. As águas são mais agitadas e com ondas, por isso a concentração de pessoas fica ao redor da lagoa mesmo.


As dunas que existem entre o mar e a lagoa aumentaram e hoje há até um projeto em execução para retirar parte da areia e facilitar a entrada do mar, visto que a água também é usada como irrigação para algumas áreas agrícolas da região e necessária para a manutenção da flora e da fauna.



Estrutura

Não há muita estrutura por ali. Existe um estacionamento pequeno pela quantidade de pessoas que o local pode receber. Talvez seja preciso andar um bocado em dias mais cheios.


Há um único restaurante em cima da duna entre a lagoa e a praia. Os demais ficam nas ruas próximas, mas não há serviços deste tipo perto, assim como banheiros ou duchas. Por isso, vá equipado. Leve opções para o lanche, bebidas e guarda-sol.


O acesso até a lagoa é bom e asfaltado. Vi paragens de autocarro, porém não avistei nenhum durante a minha visita.

Ao fundo se vê o mar

Vale a pena?

Acho que sempre vale a pena conhecer um lugar novo. Eu gostei principalmente por ter conseguido ficar mais do que 5 minutos dentro da água. Mas, como não temos filhos, não sei se voltaria. O local é realmente sucesso para as crianças.



Não se esqueça de assinar nossa newsletter!

Toda quinta-feira no seu e-mail. =)


Por Camila Ciberi para @quesejportugal

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️