Loriga, a vila glaciar em meio às montanhas

Atualizado: Jul 27

Na rota da Serra da Estrela e com uma linda praia fluvial, Loriga destaca-se pelo charme e pelo apelido que ganhou de Suíça portuguesa.

A Suíça portuguesa

Loriga é uma pequena vila localizada aos pés da Serra da Estrela. Da estrada já é possível avistar as casinhas brancas, em meio a um vale, protegidas por montanhas de aproximadamente 1800 metros, que abrem-se para o vale glaciar de 7 metros de extensão.


Esse cenário rendeu o apelido de Suíça portuguesa e seu lugar de destaque nos roteiros da Serra da Estrela, são apenas 25 minutos até a Torre, ponto mais alto de Portugal Continental.

A vila é charmosa e faz parte da Rota da Broa e da Rota "Milho em Terras de Xisto" (percursos pedestres). Algumas casinhas em pedra ainda podem ser encontradas durante o passeio, mas algumas ruas já são de asfalto e a vila se modernizou.


Parte dessa modernização se deu para atender ao turismo, há hotéis, alojamentos e muitos restaurantes.


A vila é dividida em duas partes, a de cima com o centro histórico e os famosos 100 degraus de granito, e a debaixo com o caminho romano.




Praia fluvial de Loriga

Um dos pontos mais bonitos que visitamos foi a praia fluvial. Lá nasce a Ribeira de Loriga e é uma das atrações mais importantes da vila. A praia é a única praia fluvial portuguesa a estar situada em um vale glaciar.


Praia Fluvial de Loriga

No verão, é um ótimo lugar para se refrescar. A água gélida faz parte do programa, afinal, estamos nas montanhas. Mas há uma boa estrutura, porém pequena, para quem quiser passar o dia.


No inverno, quando fomos, o cenário era lindo. A água estava cristalina e refletia o céu azul. Cuidado ao caminhar por lá, pois as formações rochosas são bem irregulares.




História

Loriga pertence ao concelho de Seia, no distrito de Guarda. Sofreu muito com o terremoto de 1755 e precisou se reerguer sozinha, sem ajuda financeira da capital. Destacou-se como vila industrial têxtil desde meados do século XIX, em especial a lã, mas com o declínio do setor, acabou por cair no esquecimento e a maior parte da população mudou-se para lugares mais urbanos e próximos de grandes centros.


Conseguiu se reerguer pelo turismo, que hoje é a principal atividade da vila. Porém, ainda se vê muitos rebanhos de ovelhas que, de vez em quando, cruzam seu caminho.


Os socalcos visíveis nas encostas foram construídos ao longo de centenas e permitiram que seus moradores pudessem cultivar, já que a irrigação estava garantida, transformando o vale rochoso em fértil.

Socalcos de Loriga. Imagem: Sapo Viagens

Não ficamos hospedados na cidade, por isso, não tenho muitas recomendações de hotéis e alojamentos. Ficamos em uma aldeia bem próxima dali, chamada Cabeça, que aliás vale muito a visita.

Fiz um post completo sobre nossa estadia aqui.


Porém, nos indicaram o restaurante O Vicente. Gostamos tanto que jantamos as duas noites por lá. A comida é muito boa e caseira, os pratos são muito bem servidos e o atendimento é ótimo. Pelo tamanho do prato, não é caro, é possível dividir um se a fome estiver mediana. Por acaso, lá também é uma pousada.




Por Camila Ciberi @quesejaportugal

Nossos Parceiros:


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online NESTE LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando POR AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato CLICANDO AQUI.

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️