Morar em Portugal com Cidadania Italiana?

Atualizado: Set 14

Sim, é possível! Se você é brasileiro e possui uma segunda cidadania e essa for europeia, a sua vida em qualquer país da Europa será muito mais fácil.

Imagem: Plataformamedia

Muitos brasileiros possuem descendentes italianos e é uma das cidadanias mais fáceis de se conseguir, pois, via de regra, se seu bisavô for italiano, você já tem o direito de ter uma cidadania italiana.


O primeiro grande benefício é que você não precisa de visto para viver em nenhum país da União Europeia, porém existem algumas regras que precisam ser cumpridas e vale a pena checar a regra de cada país antes de definir a mudança.  

EMBARQUE

É comum ter dúvida sobre qual passaporte usar nessa viagem. Como você pretende viver em Portugal, a orientação é que você entre na Europa com o seu passaporte europeu. 


Não precisa de nenhum documento além do passaporte. 


CHEGADA EM PORTUGAL > PRIMEIROS PASSOS


REGISTRO NA CÂMARA MUNICIPAL

Passados 3 meses em Portugal, você deverá  ir na Câmara Municipal para solicitar o Certificado de Registo de cidadão, importante fazer isso em até 30 dias após vencer o terceiro mês no país.


Com esse certificado, pode morar em Portugal com a sua cidadania italiana ou europeia.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Você precisará apresentar seu passaporte europeu, comprovante de endereço, declaração que exerce uma atividade ou que tem condições de se sustentar. Se for estudante: uma declaração da universidade e também a declaração que tem meios de se sustentar.


O Certificado é entregue na hora, tem validade de 5 anos e custa 15€.


RENOVAÇÃO

Depois de 5 anos, você precisará ir ao SEF e pedir seu cartão de residência que é válido por 10 anos.


PERMISSÕES

Com o Certificado, você pode trabalhar com carteira assinada, pagar segurança social, imposto de renda. As mesmas obrigações e direitos dos portugueses.

Morar em Portugal com cidadania italiana ou europeia é muito mais tranquilo, por isso, se está pensando em viver na Europa vale a pena checar na família se você tem direito a alguma cidadania. 


Quer saber mais informações sobre Cidadania Italiana?


Entre em contato!


Texto de Patrícia Siviero, fundadora do Imigrei.

Leia também outros posts:


Notícias ImigraçãoRelatosDicas LugaresGastronomiaConhecimento


1 comentário
logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️