Como é o Natal em Portugal?
O Natal em Portugal é bem similar ao do Brasil, porém, há algumas diferenças, principalmente nas refeições e em algumas tradições portuguesas natalinas.

Por ser um país católico, Portugal preserva muitas tradições e costumes de Natal. Algumas delas bem antigas e que ainda são hábitos portugueses. O Natal em Portugal é marcado pela reunião da família, sem esquecer a importância real da data: o nascimento do menino Jesus.
A semana do Natal e Ano Novo em Portugal
Diferentemente do Brasil em que é época de férias, em Portugal há apenas um recesso entre Natal e Ano Novo. Nesta época, as aulas são suspensas por quinze dias e muitas empresas acabam aderindo a esse recesso, bem como os serviços públicos.
Ainda assim, os serviços continuam funcionando, como consultas, mercados e comércio. Apenas no dia 24 e 25 pode ser que você tenha alguma dificuldade para encontrar restaurantes abertos, por exemplo. Muitos aproveitam as festas para emendar umas férias.
Tradições do Natal em Portugal
Calendário do Advento
Apesar de ser um costume já praticado no Brasil, o calendário do advento é muito comum no Natal em Portugal. Até campanhas publicitárias o usam como foco.
O calendário do advento nada mais é do que uma contagem regressiva para o Natal, iniciando em 1° de dezembro. Antigamente usavam-se velas, uma por dia, para fazer a contagem, depois, os chocolates foram os queridinhos e, hoje, há os mais diversos tipos de calendários.

Presentes
O Natal em Portugal é celebrar junto à família, assim como no Brasil. A tradição é se reunir na ceia do dia 24 e abrir os presentes à meia-noite ou na manhã do dia 25.
A tradição de dar presentes neste dia começou apenas no século XVI, quando houve a reforma da Igreja Católica no Trento. Assim, os presentes foram atribuídos ao nascimento do menino Jesus, que antes eram oferecidos no dia 06, dia de São Nicolau.
TOME NOTA: Presentes em Portugal são conhecidos como prendas.
Estandarte Menino Jesus

Além disso, é bem comum você andar pelas ruas e observar uma bandeira vermelha como a foto do menino Jesus. Essa é uma iniciativa um tanto recente. Uma ideia de um grupo de famílias cristãs que pensavam estar na hora de "reavivar o verdadeiro espírito do Natal" e espalharam então estes estandartes por Lisboa em 2009.
A ideia perdura até hoje e muitos ainda penduram a bandeira na janela na altura das festas de Natal em Portugal.
Presépio
Além das árvores e dos enfeites, o presépio é uma das tradições bem presentes no Natal de Portugal. Muitas decorações natalinas das cidades incorporam o presépio, além das famílias que o montam com todo o cuidado.
O presépio tradicional é composto por 6 figuras: Maria, José, menino Jesus e os 3 Reis Magos – Gaspar, Baltazar e Belchior.
Missa do Galo
A missa do Galo é muito comum em Portugal, muitas igrejas abrem suas portas à meia-noite do dia 24 para celebrar mais uma tradição católica. No Brasil, a tradição acabou sendo antecipada em algumas localidades pela falta de segurança das grandes cidades.
E é somente depois da missa do Galo que se quebra o jejum (recomendado pela igreja católica) com a consoada.
A Consoada
A consoada nada mais é do que a ceia de Natal em Portugal. A palavra consoada deriva do latim e significa reconfortar. É quando a família se reúne para celebrar e fazer uma refeição leve, para quebrar o jejum. Por isso, na noite do dia 24 normalmente comia-se peixe. Muitas famílias ainda mantém a tradição optando pelo bacalhau, porém, as carnes assadas já ganharam espaço e também são servidas na noite do dia 24.
Embora seja um costume menos praticado nos dias de hoje, a consoada também envolve o respeito pelos familiares falecidos. A tradição é levantar da mesa e não retirar a comida e nem a louça, bem como alimentar o fogo da lareira para reconfortar a alma dos que já foram.
Almoço do dia 25
É o almoço do dia 25 que se come mais no Natal em Portugal. Costuma-se fazer carnes assadas, como peru ou cabrito. Há ainda quem coma leitão assado.
Sobremesas
São as sobremesas que marcam presença no Natal de Portugal e são bem exclusivas desta época, como é o caso de Bolo Rei. O Bolo Rei é o panetone dos portugueses! Uma rosca doce com leve toque de laranja, com frutas cristalizadas e amêndoas.

Porém, com o passar dos anos criaram versões do Bolo Rei, como o Bolo Rainha, que tem a mesma base, mas na massa misturam-se frutos secos, como amêndoas, pinholes e nozes. Há quem coloque uvas passas e também vinho do Porto ou conhaque.

Outro item na mesa do Natal de Portugal são as famosas rabanadas! Em Portugal, elas também são conhecidas por fatias douradas. E só aparecem nesta época, ao contrário do Brasil, em que é possível encontrar todas as semanas nas padarias.
Além disso, outro doce típico do Natal em Portugal são as broas castelares, uma espécie de pãozinho de batata doce com farinha de milho, amêndoas e toque de laranja.
As frituras também são favoritas nas sobremesas de Natal em Portugal.
Conheça mais algumas sobremesas natalinas!






Madeiro de Natal em Portugal
Algumas cidades, como Bragança, Guarda e Castelo Branco, possuem o costume de fazer o Madeiro de Natal. É uma fogueira gigante que se queima durante a noite do dia 24. A ideia é levar para fora o ritual que se faz em casa, nas lareiras, reunindo assim toda a comunidade.
Porém, este ritual também é comum doa 06 de janeiro, Dia de Reis. Presenciamos o Madeiro de Reis, em Oeiras, em 2020. Foi uma festa linda, com música, dança e comidas.

Festivais de Natal em Portugal
Muitas cidades possuem eventos típicos para o Natal, como é o caso de Óbidos, que tem a Vila Natal, com atividades e decoração.
Outro local que tem o Natal como ápice do ano é a Aldeia Cabeça, na Guarda. Ela se enfeita toda para o Natal e muitos passam por ali para ver as decorações típicas e artesanais feitas pelos próprios moradores.
Bananeiro de Braga
Um ritual muito peculiar de Braga, no Natal em Portugal, é o Bananeiro. Uma tradição que acontece no centro da cidade onde todos tomam vinho moscatel e comem uma banana.
Um Feliz Natal a todos! 🎅🏻
Por Camila Ciberi para @quesejaportugal
Leia também outros posts:
Notícias • Imigração • Relatos • Dicas • Lugares • Gastronomia • Conhecimento