Nazaré: seja bem-vindo às maiores ondas do mundo
Atualizado: 4 de Nov de 2020
Nazaré tem fama na história do surf e suas ondas gigantes atraem surfistas do mundo todo em busca do recorde de surfar a maior onda do mundo

Não estivemos por lá durante a temporada das ondas gigantes (o que foi uma pena, ainda queremos visitar Nazaré nesta época), mas a cidade não perde sua beleza sem as majestosas ondas e é possível tomar um banho de mar em águas calmas e límpidas.

Pesca A vila é conhecida como uma das mais antigas a ter a pesca como principal meio de sobrevivência do local. Andando pelas ruas estreitas e típicas, é possível ver os sinais desse meio de subsistência.

As senhoras usando as sete saias, como mandava a tradição, ainda estão por lá. Não há nenhuma comprovação do porquê do uso das sete saias, porém, dizem que as mulheres as usavam quando esperavam na praia os maridos retornarem da pesca. Como fazia muito frio, elas cobriam os ombros e braços com algumas delas, enquanto as demais cobriam as pernas.
Praias As faixas de areia das praias são extensas e há muito lugar para os visitantes relaxarem.

A Praia do Norte é conhecida por todos pelas suas ondas gigantes, também procurada pelos surfistas fora da temporada do surf.
Já a Praia de Nazaré possui águas mais calmas e é muito procurada por moradores da região e turistas na época balnear.

Sítio Acima da areia está a imponente formação rochosa, onde se localiza o Sítio de Nazaré. A vista panorâmica é impressionante e é possível avistar toda a cidade.
Você pode caminhar até lá (haja pernas e fôlego), pegar o ascensor ou subir de carro.

Já em cima, visitamos a Ermida da Memória, que foi onde Nossa Senhora de Nazaré realizou o milagre de impedir o cavalo do fidalgo D. Fuas Roupinho de se lançar ao precipício enquanto perseguia um veado.
Ainda no alto há o Santuário de Nossa Senhora, miradouros e o Museu Dr. Joaquim Manso.

Não longe do sítio está o Forte de São Miguel Arcanjo, importante ponto de observação das ondas gigantescas e Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré (nome dado ao fenômeno de formação das ondas gigantes).

É possível conhecer melhor sobre os surfistas recordistas das ondas, ver de perto suas pranchas e como as grandes ondas são formadas.

Canhão de Nazaré
O canhão de Nazaré é o responsável pelas ondas gigantes formadas no local. São como canhões submarinos que mudam a maneira como a onda se propaga. A mistura das águas profundas, mais determinada convergência faz com que a onda tenha uma amplitude muito maior.

Em 2020, a Maya Gabeira quebrou seu próprio recorde e surfou a maior onda já surfada por uma mulher: 22,4 metros de altura.

Por Camila Ciberi para @quesejaportugal