O corpo em adaptação

Atualizado: há 13 horas

Por mais que você planeje a sua mudança para outro país, você nunca saberá como seu emocional e seu corpo irão se comportar

Imagem: Asierromero

Planejamento é aquela palavra que fica piscando na sua mente desde o momento em que você decide que quer mudar de país. E sim, ele é o item essencial para a mudança acontecer. Fazemos listas, pesquisamos, lemos, vemos vídeos, escutamos opiniões, vamos atrás de informação.


Tudo na teoria funciona lindamente. Na prática, é que mora o problema porque mesmo planejando ao máximo há sempre aquela coisinha que foge à regra, regra essa que mudou, enquanto você estava descendo do avião.

Leia aqui meu relato sobre a dificuldade com a burocracia de Portugal.


Masssss, além de todo o planejamento logístico, financeiro e legal, tem um que vai te pegar desprevenido. Esse aí não dá pra controlar e nem prever.


Adaptação do corpo e da mente

A mudança de ambiente por si só, já causa uma confusão ao nosso corpo. Aposto que você já foi da cidade por campo ou vice-versa e começou a espirrar.


Imagina então mudar de continente, com estações do ano totalmente diferentes do que você está acostumado? Pois é, pode ser um choque para seu corpo e leva tempo até ele se acostumar.


Passar férias não contam, visto que você não entra na rotina de uma nova vida, você está a passeio e passear faz bem pra todo mundo.


É claro que cada pessoa absorve essas mudanças de maneira muito diferente uma da outra e aqui entra mais um diferencial, que é o seu emocional.


Imagem: Pressfoto

O emocional está totalmente ligado às reações de seu corpo e, muitas delas, têm como causa o emocional.


Aqui também abro parênteses: um exemplo claro disso é quando a pessoa do nada acorda com uma parte do rosto paralisada, o diagnóstico para muitos destes casos é o estresse. Inclusive um seguidor me relatou que isto aconteceu com ele depois de uns 3 meses que chegou em Portugal.


Comigo aconteceram algumas destas reações, sejam elas frutos do emocional ou não. Difícil avaliar.


Alergia

A primeira delas foi um caso sério de alergia na pele. Do dia para a noite, começaram a nascer manchas pelo meu corpo, meio ásperas e que coçavam que nem o cão. Achei que pudesse ser algo tópico, como algum creme ou sabonete. Troquei tudo, até produto de limpeza. Não resolveu.


Começou a incomodar ainda mais e resolvi marcar um dermatologista do seguro saúde. Ele me olhou 5 minutos e sai de lá com o diagnóstico de uma doença autoimune. Totalmente equivocado, mas até então, eu não tinha ideia.


Não contente com o diagnóstico e quando já estava impossível de ficar com toda aquela alergia, resolvi ir em outro médico, mas ainda aguardava meu título de residência chegar, então, fui à emergência usando o PB4.


Saiba mais sobre o PB4 e quem pode solicitá-lo.


Para minha sorte, passei com um médico brasileiro. Ele fez de tudo pra me ajudar, porém dermatologia não era sua especialidade. Me entupi de cortisona, me melhorou, mas depois de uns dias, tudo voltava. Voltei ao PS e o mesmo médico me encaminhou para o especialista. Porém, aqui você não passe com o especialista no dia. Você aguarda a marcação da consulta e chega uma cartinha na sua casa informando a data.

Tentei uma terceira alternativa com um médico dermatologista indicado também do seguro saúde. Ele foi o mais honesto, disse que não sabia o que poderia ser, me deu mais um creme pra passar.

Do mesmo jeito que a alergia apareceu, ela sumiu. Do nada, do dia pra noite. Mas foram 3 meses entre todos esses diagnósticos. E lá se foi o meu verão. Mas, ainda bem, ela nunca mais voltou.


Detalhe: a minha carta com a marcação da consulta chegou 1 mês depois de toda a alergia passar....


Sabe como funciona o sistema de saúde em Portugal?

Clique aqui para entender melhor.


Queda de cabelo

Esse é um problema bem comum para quem chega a Portugal. A maioria das mulheres relatam queda de cabelo (acredito que o dos homens caiam também, mas eles acabam não percebendo tanto por terem cabelos curtos). Isso é por causa da água rica em calcário.


O calcário deixa um aspecto duro e enfraquece os fios. É um problema real, por isso, podemos livrar nosso emocional desta vez.


Além disso, a água no Brasil é enriquecida com minerais, o que faz o cabelo ter um aspecto melhor.


O calcário, além de enfraquecer o cabelo, ele clareia um pouco e deixa os loiros com um aspecto feio (isso foi o que me relataram). Se tomado, pode ocasionar pedras nos rins ao longo dos anos.


A minha solução foi comprar um filtro para o chuveiro. Melhorou, mas ainda não recuperei o volume que tinha antes.


Dentes sensíveis

Ainda não encontrei uma explicação para este aqui, mas sei se outras pessoas que compartilharam da mesma reação. Seria o calcário também? Pode ser. Mas o fato é que ocasionalmente meus dentes ficam sensíveis e só passam com o uso de cremes dentais específicos.


Frieiras

Não, não são as frieiras que conhecemos no Brasil. Estas são exclusivas da Europa e podem nos causar bastante confusão se não soubermos do que se trata.


Quer morar em Portugal?

Veja aqui os tipos de vistos de residência que você pode solicitar.


Começo de março, início do isolamento em Portugal. O meu dedinho da mão direita começa a inchar na articulação do meio. Uns 15 dias depois, os dois outros dedos ao lado também.


Doíam ao acordar, pareciam duros, não conseguia abrir a mão direito. Tenho uma amiga com artrite reumatóide e conheço bem os sintomas da doença pelo convívio com ela. Tudo o que eu sentia era bem parecido. Acabei fotografando, enviei a ela e ela conversou com seus médicos, já que estava tudo o caos por conta da pandemia.


Ela me retornou com a informação de que poderia ser mesmo, então, já tratei de fazer gelo nos dedos. Aquilo foi só piorando, conversei com mais um ortopedista que me aconselhou a tomar antiinflamatórios, mas que não resolveram também.


Não tive opção além de marcar uma consulta com uma reumatologista do seguro saúde. Até então, não sabia que as consultas estavam sendo feitas por vídeo e ninguém me avisou. Cheguei ao hospital e me informaram: a médica não iria me atender.


Porém, a atendente hesitou quando perguntei se a médica estava no local. Ela estava, percebi. Então, mostrei minha mão. Foi o necessário. A médica me atendeu depois de uma hora de atraso.


Na hora ela falou que parecia frieiras, essas frieiras europeias (que doença chique), mas que poderíamos fazer exames para descartar outras doenças.


Resultado: eram frieiras de fato. O exame de sangue foi normal para todas as doenças autoimunes, tomei 3 dias de corticoides e já melhorei. Também funciona a pomada em casos mais leves.


Depois descobri que na farmácia há uma pomada específica para isto e que você deve evitar frio intenso nas extremidades, além de muito contato com a umidade. Ah, a frieira pode dar nos dedos do pé também. Use luvas e meias quentinhas, mesmo quando não sentir tanto frio.


Sim, o texto está longo, mas achei importante relatar para enfatizar que a adaptação é muito mais do que cultural. Ela demora e chega em tempos diferentes para todos. Por isso, dê tempo ao tempo e tenha muita paciência. Estes contratempos acabam nos estressando ainda mais e complicando um pouco mais todo o processo.


Não se esqueça de assinar nossa newsletter ao final da página! Esses relatos são divulgados antes por lá. =)


Por Camila Ciberi para @quesejportugal

Destaques dos nossos parceiros:


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Airbnb é a melhor maneira para encontrar lugares para ficar com avaliações excelentes e as comodidades de que você necessita, e de presente você ainda ganha até R$ 179 para se hospedar, comece por AQUI.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️