O encanto da Gruta de Benagil

Atualizado: Jul 20

Ela pode ser considerada o cartão postal do Algarve, tamanha sua fama. Mas a verdade é que nenhuma foto consegue captar a beleza de estar ali dentro

Gruta de Benagil

Um dos pontos mais conhecidos da região e também um dos mais belos é a abertura causada pela erosão das falésias logo ao lado da praia de Benagil.

Por terra A gruta é acessível a pé na maré bem baixa, porém a água gelada pode ser um impeditivo. Apenas nas altas temperaturas o mar fica agradável para banho. Se arriscar a passagem, lembre-se de checar a maré e de que ela pode subir rapidamente. É preciso também ter cuidado com as correntes marítimas e ondas fortes.


Por barco O meio mais comum de visitá-la é com os barcos que saem da praia de Benagil. Eles partem a cada 15 minutos e é possível comprar os bilhetes na hora. A partir das 11h, o passeio fica mais concorrido, principalmente nos dias de sol. Tente chegar cedo para garantir uma gruta mais vazia e uma boa foto do local. 

Cada empresa tem seu preço e seu tamanho de barco. É possível visitar a gruta também em outros passeios, saindo de diferentes praias no Algarve.

O passeio que fizemos durou em média 40 minutos. Visitamos algumas praias próximas e outras grutas. Por último, paramos na de Benagil, onde é permitido descer para um mergulho e se esquentar ao sol da abertura rochosa.


Gruta de Benagil

Quando fomos, a água estava muito fria e a gruta já estava cheia, por isso não descemos do barco, mas valeu o passeio.

Outra opção é alugar caiaques ou stand up paddles, assim, você faz o seu ritmo e conhece as praias que quiser.

Praia de Benagil A praia de Benagil em si não possui nenhum atrativo. É bonita, como todas as praias do Algarve, mas não tem nada de especial. Os barcos acabam ocupando grande parte da areia. Há banheiros e um bar. Também é possível estacionar o carro no alto da falésia, onde a vista rende belíssimas fotos.

Praia de Benagil

Gruta (Algar) de Benagil

A gruta realmente é impressionante. Ver como a natureza age sem a humanidade interferir é muito mágico. Porém, gostaria de tê-la visitado fora da temporada. Muitos turistas deixam o passeio menos convidativo. Mas, com certeza, valeu a visita. É uma parada essencial para quem vai ao Algarve! 

Gruta de Benagil
Queridinho do passeio:

O contraste das falésias alaranjadas com a água cristalina.


#quesejaportugal


Escrito com carinho por Camila Ciberi

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️