9 locais incríveis e gratuitos para ver Lisboa do alto

Atualizado: Out 23

Uma cidade de colinas pode ter seus pontos positivos, como as vistas maravilhosas de vários miradouros

Vista do Miradouro do MAAT

Quem conhece Lisboa, sabe que há muitas subidas e descidas pela cidade, o que pode ser cansativo, mas também proporciona vistas lindas da cidade. Locais para contemplá-las é o que não falta, tem pagos, tem gratuitos, tem aqueles que quase ninguém conhece.


Lisboa é conhecida pela cidade das 7 colinas, mas não necessariamente estes miradouros estão localizados nelas e, em alguns deles, você pode até fazer um piquenique admirando a bela paisagem. Além disso, o verão é a estação ideal para você aproveitá-los, já que o sol de põe lá pelas 21h.


Está planejando a sua viagem para Portugal, mas não sabe quanto € vai precisar?

Clica aqui para descobrir.


MIRADOURO DA GRAÇA

Começo pelo meu predileto. Apesar de cheio, o Miradouro da Graça tem uma vista incrível de Lisboa. Aproveite para visitar o Largo da Graça e a igreja, que já foi convento também. Há um lindo corredor de azulejos.

Lá do alto, você avista o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e o Cristo Rei. Vale a pena disputar um espacinho no gradil ou sentar para tomar uma imperial (chopp) na esplanada.

Miradouro da Graça

MIRADOURO DE SANTA LUZIA

Outro bem disputado por estar em Alfama e ser uma das rotas mais turísticas da cidade. Nele, você verá o Rio Tejo e o novo terminal de cruzeiros, a igreja São Vicente de Fora e o outro lado da margem do Tejo.

Na primavera, o miradouro em si já é um espetáculo, com as primaveras em flor por todo o local. Elas duram até o verão. Ali, não é possível ver o pôr do sol, já que ele se põe do outro lado.

Se estiver muito movimentado, não dê bobeira, fique de olho nos seus pertences, pois é um local comum para carteiristas (que são o que roubam sem você perceber).

Andando mais um pouquinho, tem outro logo ao lado, o Miradouro das Portas do Sol. Dica: não se deixe levar pelo restaurante que existe ali de mesmo nome e parece convidativo. O atendimento é ruim, a limpeza deixa muito a desejar e os preços são elevados.


MIRADOURO DO MAAT

Muitos não sabem, mas você pode subir no telhado do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Além do museu ser lindo já por fora, a vista dali de cima é impressionante. Desde a Ponte 25 de Abril ao Padrão dos Descobrimentos, que fica pequeno na visão.

Por vezes, há algumas instalações no próprio rooftop, além de um lindo jardim.

A vista de trás do rooftop do MAAT

Segunda-feira em Lisboa?

Veja as opções de passeio para seu roteiro.


MIRADOURO SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA

Uma outra visão de Lisboa, mas não menos incrível. O miradouro foi recentemente renovado com um lindo jardim, aproveite para passar mais tempo por ali e descansar depois da longa subida pela Calçada da Glória, caso não tenha optado pelo ascensor, um dos mais famosos de Lisboa.

Durante as Festas dos Santos, este é local escolhido pela Freguesia da Misericórdia para a diversão, com palco, barracas e muita animação.

Miradouro São Pedro de Alcântara - Quando fui ainda estava em obras


MIRADOURO PANORÂMICO DE MONSANTO

O miradouro está localizado no Parque Florestal de Monsanto, um pouco mais afastado da parte central e turística de Lisboa. Antigamente, era um restaurante panorâmico, fechou e o que sobrou dele foi aberto ao público em 2017 e, desde então, explorado como uma das melhores vistas de Lisboa.

Este é o único que não consegui visitar ainda. Recentemente, tentei visitá-lo, mas estava fechado, não sei se por conta ainda das restrições de reabertura. Porém, não consegui localizar nenhuma informação sobre isso.

Miradouro Panorâmico Monsanto - Imagem: nit.pt

MIRADOURO PARQUE EDUARDO VII

Mais uma vista típica de quem vem à Lisboa. Aquela foto de praxe de cima do miradouro com o Parque Eduardo VII servindo de tapete até a Praça Marquês de Pombal. Também uma das vistas mais lindas, na minha opinião. O contraste do azul do céu com o verde do parque faz a paisagem ficar mais especial.

Miradouro do Parque Eduardo VII

MIRADOURO DO ELEVADOR DA BAIXA

Este aqui é um ponto que poucas pessoas conhecem. Primeiro porque é um atalho para o Castelo de São Jorge, em que você faz toda a subida de elevador, andando o mínimo possível. Segundo porque fica no topo de um prédio de estacionamento. De lá, é possível avistar a Sé de Lisboa, assim como a Praça do Comércio.

Vista do topo do Elevador da Baixa

MIRADOURO DO LARGO DAS NECESSIDADES

Também longe da rota turísticas, o miradouro fica em uma praça bem agradável logo em frente à Tapada das Necessidades. Aproveite o passeio para fazer um piquenique no parque e caminhar à sombra das árvores.

Miradouro do Largo das Necessidades

Também há opções que não são pagas, mas que pertencem a espaços privados, como a vista do terraço no Rio Maravilha na LX Factory. Não cobram entrada e é bem agradável sentar-se ali para tomar um drink no final de tarde.


ATUALIZAÇÃO: O Rio Maravilha parece que fechou. Não abre desde março e não há previsão de reabertura.

Rooftop Rio Maravilha, na LXFactory

Pode ser que aquela sua tão sonhada viagem à Lisboa tenha sido adiada, mas não significa que você não possa já ir planejando seu roteiro detalhadamente!


MIRADOURO SENHORA DO MONTE

Recentemente, conheci o miradouro com a vista mais linda, na minha opinião! É o Miradouro Senhora do Monte. Ele fica um pouco mais acima do Miradouro da Graça e possui uma vista ainda mais espetacular!


Ali, há uma ermida, construída originalmente para São Gens, em 1147. Dizem que foi deste monte que D. Afonso Henriques acampou suas tropas para a retomada de Lisboa.





Por Camila Ciberi para @quesejportugal

Destaques dos nossos parceiros:


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Airbnb é a melhor maneira para encontrar lugares para ficar com avaliações excelentes e as comodidades de que você necessita, e de presente você ainda ganha até R$ 179 para se hospedar, comece por AQUI.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️