Portugal é exemplo na luta contra Covid-19 e economia reabre com restrições

Atualizado: Jun 17

Após 45 dias em Estado de Emergência, o país se prepara para a retomada das atividades com plano de desconfinamento e números baixos perante a outros países da Europa

Ruas desertas em pleno centro de Lisboa. Imagem: nit.pt

Portugal está sendo exemplo em todo mundo de como combater o novo coronavírus e os portugueses muito elogiados até pelo presidente pelo seu comportamento e cidadania. Foram 45 dias sob Estado de Emergência, alguns residentes já estavam em casa voluntariamente pouco antes disso, assim como nós.


Muito aconteceu durante esse tempo. Tivemos a parte boa, como a crescente solidariedade com o próximo, união, festa nas varandas, concertos online, visitas virtuais a museus, estudo em casa. Mas também sofremos com o inevitável: fechamento do comércio, perda para a economia, turismo em queda, aumento da violência doméstica e mais pessoas em busca da ajuda psicológica.



Em um balanço geral, Portugal se saiu muito bem até agora. Nosso sistema de saúde não colapsou, não tivemos grande quantidade de falecimentos e o plano de reabertura será antes do que muitos países da Europa.


A partir de 04 de maio, passaremos de emergência a um Estado de Calamidade, o que não quer dizer que podemos viver a vida como era antes. O vírus ainda está por aí e devemos nos precaver assim como antes ou ainda mais, já que a circulação de pessoas irá aumentar.


Praça do Comércio. Imagem: nit.pt


Plano de Desconfinamento

O Estado se prepara para retomar a economia e permitir que a vida retorne aos poucos, por isso, um plano de desconfinamento foi lançado e deverá ocorrer em 3 fases.


A primeira acontece a partir do dia 04/05 e a cada 15 dias novas medidas poderão ser divulgadas para essa retomada. Algumas medidas já eram previstas e, provavelmente, deverão ser adotadas até que haja uma vacina contra a Covid-19, como o uso de máscaras obrigatório em locais fechados e transportes públicos.


1ª FASE - 04 de Maio


  • Obrigatório o uso de máscara em todos os locais e transportes públicos.

  • Confinamento obrigatório para as pessoas doentes e com suspeitas.

  • Dever cívico de recolhimento domiciliar, ou seja, pelo bom senso, todos ainda devem permanecer ao máximo em casa.

  • Proibidos eventos com mais de 10 pessoas. Em locais fechados, de até 100 m², esse número cai para 5 pessoas.

  • Funerais poderão contar com a presença de familiares.

  • O transporte público voltará com capacidade total, porém com lotação de 2/3. Uso de máscaras obrigatório.

  • Abertura do comércio local que tenha portas para a rua e até 200 m², como livrarias, lojas de automóveis e cabeleireiros, que devem funcionar apenas com hora marcada. O horário de funcionamento deverá ser a partir das 10h da manhã e haverá condições específicas.

  • Bibliotecas e arquivos também serão reabertos nesta data.

  • Retomada dos serviços públicos com atendimento presencial, porém será necessário agendamento prévio e uso de máscaras, além do respeito ao distanciamento seguro dentro dos locais.

  • Permitida prática de exercícios ao ar livre individuais e esportes náuticos.


2ª FASE - 18/05

  • Reabertura de lojas com portas abertas para rua até 400 m² (ou maiores por decisão da autarquia).

  • Restaurantes, cafés e pastelarias poderão retomar as atividades mediante condições específicas (e polêmicas), assim como as esplanadas (mesas ao ar livre). A lotação máxima deverá ser 50% da capacidade e o horário de funcionamento até às 23h. Eles deverão obedecer à requisitos rígidos de higienização do local.

  • Alunos do 11° e 12° anos retomarão às aulas das 10 às 17h e as creches reabrirão, assim como equipamentos sociais para deficientes.

  • Museus, monumentos, palácios, galerias e similares reabrirão com regras de lotação.


3ª FASE - 30/05 a 01/06

  • Volta gradual ao trabalho. Teletrabalho parcial, equipes reduzidas e em turnos, assim como jornadas de trabalho diferenciadas.

  • Reabertura das Lojas do Cidadão com marcação prévia e uso de máscaras.

  • Volta das cerimônias religiosas mediante à regras a serem definidas.

  • Reabertura dos centros comercias, shoppings e lojas maiores. Uso obrigatório de máscaras.

  • Volta total às aulas para todos os alunos.

  • Reabertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos. Agora com marcação de lugares, distanciamento físico e lotação reduzida.

  • Retomada das competições de futebol.


Uso obrigatório de máscaras em locais fechados e transportes públicos. Imagem: Freepik.

A vida vai sendo retomada lentamente, mas isso também depende de cada um de nós. Se as regras não forem cumpridas, o vírus pode voltar a se espalhar com maior velocidade e poderemos ter que voltar ao Estado de Emergência e ao confinamento domiciliar.

O uso de máscaras será agora parte de nossas vidas e devemos sempre lembrar de tê-las conosco quando sair de casa. Dentre as novas medidas está a aplicação de multa para quem deixar de usar máscaras nos transportes públicos e locais fechados, as multas variam entre 120 e 350 euros.


Caso você ainda não tenha uma, veja como fazer uma máscara caseira sem costura e sem elástico!


Eu fiz a minha e coloco uma parte do filtro de café dentro para maior proteção. Lembrando que é preciso lavá-la a cada utilização.


Em breve mais relatos de como Portugal está voltando para a nova realidade, pós-coronavírus.


Por Camila Ciberi @quesejaportugal



QUER SABER MAIS SOBRE IMIGRAÇÃO? JUNTE-SE A NÓS NO TELEGRAM!


Faça parte do nosso grupo exclusivo no Telegram sobre Imigração, vamos divulgar conteúdo diariamente sobre o tema, além de notícias, informações, dicas e muito mais.

Clique e faça parte >>> https://t.me/imigracaoportugal

Nossos Parceiros:


Consultoria Imobiliária para alugar (arrendar) ou comprar um imóvel, e também comprar um negócio em funcionamento (trespasse) podemos te ajudar nesse processo, VEJA MAIS AQUI


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online NESTE LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando POR AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato CLICANDO AQUI.

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️