Portugal também é excelente opção para as férias de verão com as crianças

Atualizado: Ago 27

Praias ótimas para os pequenos é o que não faltam na costa portuguesa. Veja algumas ótimas opções para você curtir sem estresse.

Vila de Nossa Senhora da Rocha, no Algarve. Imagem: site oficial da freguesia.

Eu não tenho filhos, então, não saberia dar dicas tão assertivas quando o assunto é crianças, ainda mais na praia, que exige uma certa logística e planejamento.


Então, conversei com a Fernanda Hendges Siufi, do IG Brincando por Aí, mãe de um menino de 4 e uma menina de 2 anos. Ela me ajudou a selecionar algumas praias por Portugal para curtir com a criançada!


Com crianças ou não, as praias aqui podem ser um tanto diferentes das do Brasil.

Quer saber as diferenças? Clica aqui!


Praias da Linha

É verdade que as praias da linha são as mais concorridas por estarem próximas às estações de comboio e também de Lisboa. Elas são chamadas assim porque margeiam a costa, juntamente com a linha de comboio entre Lisboa e Cascais. Para quem não tem carro e usa apenas o transporte público, elas são uma ótima opção.


Entre elas, eu destaco a Praia da Torre, em Oeiras. Sempre mais calma que as demais, com seu espaço de areal não tão grande, mas suficiente para o distanciamento físico.

Praia da Torre, em Oeiras.

Ela possui estacionamento bem próximo, banheiros e um mar calmo, que forma uma entrada na costa e é protegido pelo Forte de São Julião. Ali, as ondas são escassas e, algumas vezes, forma uma piscina no meio do areal durante as marés altas.


Algarve

A Fernanda foi recentemente ao Algarve com a turma toda e sugeriu algumas praias ideais para as crianças. Sabemos que lá nem todas são de fácil acesso, há escadarias e por vezes dificuldade em estacionar próximo, então, é sempre bom ter em mente esses detalhes na hora de ir com os pequenos.


Praia da Senhora da Rocha - Lagoa

Menos conhecida, mas com fácil acesso à praia por meio de uma rampa. O mar é tranquilo e o areal é cercado por falésias.

Também é possível ir com as crianças no Miradouro Nossa Senhora da Rocha e aproveitar a vista de cima.

A Fernanda hesitou um pouco na decisão, mas essa foi a favorita da família.

Praia da Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa. Imagem: NiT

Praia de Vilamoura - Loulé

Mar tranquilo, praia com ótimo acesso, sem falésias e com estrutura, como aluguel de guarda-sol, restaurantes e hotéis próximos, uma comodidade e tanto para as famílias.

É possível ficar bem próximo ao mar, o que facilita muito na hora de olhar as crianças.


Praia de Albufeira

A praia tem uma grande extensão de areia, também com guarda-sol para alugar

(bem concorrido por sinal) ou espaço para esticar a toalha. O mar é tranquilo e o acesso para a praia é fácil, se ficar na parte baixa.

A Fernanda ficou hospedada na Praia do Peneco, acessível por um túnel, uma diversão a mais para as crianças!

A vantagem do local é a localização. Ideal para quem quer estacionar o carro e fazer tudo a pé: caminhar para a praia, passear no centro, ir aos restaurantes e curtir a cidade mais a fundo.


Baía de São Martinho do Porto - Alcobaça

A 100km de Lisboa, esta praia é conhecida por ser a praia ideal para as crianças. A baía em formato de concha cria perfeitas condições para os pequenos: águas calmas, rasas e mais quentes, além da areia fina.

Ali, você encontra toda a estrutura necessária, assim como um parque infantil, estacionamento próximo, aluguel de guarda-sol e restaurantes.

Nunca visitei esta praia, mas estou encantada com tamanha beleza.

Baía de São Martinho do Porto, em Alcobaça. Imagem: Ncultura.

Setúbal

Setúbal tem ótimas praias, ninguém pode negar, algumas escondidas e de difícil acesso, mas muitas urbanas e adequadas para a crianças.


Lagoa de Albufeira - Sesimbra

A queridinha das famílias com crianças. A lagoa tem águas calmas e em muitas partes ela é bem rasa, além de quentinha!!! Uma grande piscina para as crianças.

Lagoa de Albufeira com o mar ao fundo.

Já descrevi a lagoa neste post aqui e contei mais detalhes sobre ela!


Tem alguns restaurantes próximos com casa de banho também, porém a estrutura pode ficar a desejar.


Praia do Ouro - Sesimbra

Essa praia tem praticamente zero ondas! Localizada em uma enseada, formando uma grande piscina. Tem um bom espaço ocupado por aluguel de

guarda-sol. Por ela estar próxima ao centro de Sesimbra, tem uma infraestrutura muito

boa ao redor, com restaurantes, sorveterias e lojas de artigos de praia.


Praia da Figueirinha - Setúbal

Dentre as praias na Serra da Arrábida, essa com certeza é a mais kids friendly. Estacionamento ao pé da praia, o que facilita pra quem precisa levar a “casa toda”. O mar é calmo, com águas cristalinas e muito limpo. Tem restaurante, uma sorveteria e aluguel de guarda-sol à beira mar, esses espaços são intercalados com a área livre, o que ajuda na organização da praia.

Aqui não é permitido jogos desportivos, como frescobol ou futebol. Um ponto positivo para evitar acidentes com as crianças. Há vagas limitadas para estacionar, por isso, eles sinalizam quantas ainda estão disponíveis em um placar no caminho.

A Fernanda acabou seguindo mesmo sem vagas livres e aguardou em uma fila para

estacionar. Por isso, a sugestão é ir bem cedo ou próximo ao horário de almoço, quando muitas pessoas estão de saída.

Praia da Figueirinha. Imagem: Vortexmag

Porto

As praias do norte podem não ser tão convidativas para as crianças, já que as águas são mais frias, mas em tempos de 35°C, talvez sejam um refresco.


Piscinas das Marés - Matosinhos

O melhor de Matosinhos é a Piscina das Marés. Construída entre as rochas, ela é abastecida pela água do mar, com piscina adulto e infantil, porém não são gratuitas.

Este verão, de 2020, está fechada para obras.

Piscina das Marés, infelizmente fechadas este ano. Imagem: Gail Edwin Aguiar

Praia Homem do Leme - Porto

Com excelente acessibilidade, até para pessoas com mobilidade reduzida, a praia é ideal para as famílias. Casa de banho, ducha e parque de estacionamento próximo.

Dois parques infantis bem próximos à praia completam a diversão.

Praia Foz do Arelho/ Lagoa de Óbidos - Caldas da Rainha

Essa praia tem a mesma geografia da Lagoa de Albufeira, de um lado mar, do outro lagoa, a Lagoa de Óbidos. Mais um local ideal para as crianças, com águas calmas e rasas, e estrutura de praia.

Lagoa de Óbidos e Foz do Arelho em Caldas da Rainha. Imagem: Freguesia Foz do Arelho.

Praias Fluviais

Além de todas as praias de "mar", Portugal possui lindas praias fluviais, com boa estrutura e muitas delas já com piscinas infantis montadas nos rios. São inúmeras e a maioria adequada para as crianças.



App Info Praia

Agora, no pós-pandemia, é preciso se programar para não cair em uma praia muito cheia e não conseguir um bom lugar na areia. Com crianças ainda, isso pode ser bem frustrante.

As informações também podem ser acessadas pelo site.

Baixe a app Info Praia para saber qual a ocupação da praia que pretende visitar.

Não se esqueça de ver bem próximo à hora de sair de casa, pois a ocupação muda bem rápido. Tenha também uma segunda opção na manga, caso haja algum contratempo, e boa praia!



Por Camila Ciberi para @quesejportugal



Não se esqueça de assinar nossa newsletter! Toda quinta-feira no seu e-mail. =)

Ainda não se cadastrou? Cadastre-se aqui

Destaques dos nossos parceiros:


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Airbnb é a melhor maneira para encontrar lugares para ficar com avaliações excelentes e as comodidades de que você necessita, e de presente você ainda ganha até R$ 179 para se hospedar, comece por AQUI.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️