Como procurar emprego em Portugal?

Atualizado: 11 de Dez de 2020

Procurar emprego em Portugal deve ser um processo que exige paciência e persistência, por isso, dou algumas dicas de para facilitar esse caminho

Mãe e filho no aeroporto

A maioria dos imigrantes que vem a Portugal para morar querem um trabalho e procurar emprego em Portugal é uma tarefa difícil, que exige paciência e dedicação.


Mas, para facilitar a sua vida, convidei a Margarida Barbosa, portuguesa e especialista em aconselhamento de carreira em Portugal, para dar dicas de como montar uma boa estratégia para procurar emprego em Portugal.


Clique para assistir a live!


A Margarida possui 16 anos no mercado de recrutamento e auxilia estrangeiros em todo esse processo com consultorias individuais. Ela já esteve aqui dando dicas de como fazer o currículo perfeito no padrão europeu e também falando sobre o mercado de trabalho português.

Por onde começar a procurar emprego em Portugal?


A busca por emprego deve começar antes mesmo de você chegar em Portugal. É preciso arrumar seu perfil LinkedIn e também deixar pronto seu currículo no padrão europeu.


O próximo passo é se manter atualizado: pesquise sobre a sua área, procure saber como é o mercado de trabalho para você, onde há mais oportunidades, se a média salarial é suficiente para você se manter com a sua família. "Entender sobre o país e estar atualizado é essencial e faz parte desse processo", diz Margarida.


Depois que você já conhece um pouco sobre a sua área no país, é hora de elencar as empresas que gostaria de trabalhar. Procure pelas melhores empresas em Portugal, veja onde estão localizadas e consulte as vagas em aberto.


"Caso não tenha nada na sua área disponível, faça conexões no LinkedIn, procure pelos recrutadores e por quem trabalha na sua área de interesse. Conecte-se e vá formando uma rede de conexões em Portugal. Pode parecer que não dá resultado, mas garanto que funciona", explica Margarida, que instrui todos a quem orienta profissionalmente a fazer este processo.


Quando estiver próximo a sua chegada em Portugal, é hora de responder aos anúncios de emprego. Os recrutadores e as empresas dão preferência para quem já está em Portugal, por isso, pode ser importante já colocar o seu endereço em solo português.


IMPORTANTE!

Para começar esta busca é importante que você tenha toda a documentação legalizada para residir em Portugal. As empresas não costumam contratar quem não possui autorização legal para residir no país.



Paciência, persistência e perseverança

Os 3 Ps do imigrante que já comentei por aqui são também válidos na hora de procurar emprego em Portugal. A Margarida sugere que se faça uma programação diária e inclua na sua rotina algumas horas para se dedicar a essa busca.


Clique para assistir a live!


Reserve alguns momentos apenas para isso, procure com calma, estude e pesquise.


Conseguir um bom emprego em Portugal pode levar tempo, por isso, tenha em mente que será preciso uma boa reserva financeira para você se manter durante essa busca. O custo de vida em Portugal é muito relativo e depende de cada pessoa e cada família, mas é possível ter uma ideia de valores para conseguir fazer seu planejamento.


Melhores sites para procurar emprego em Portugal

Além do LinkedIn, é possível encontrar bons empregos em outros locais.


Uma dica importante da Margarida é se inscrever no IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. Anualmente, são gerados 11 mil vagas de emprego em Portugal e muitas delas não estão na internet. Por isso, ter seus dados em um banco como o IEFP pode ajudar e muito.


Além disso, o instituto também oferece formações profissionais, que podem agregar no seu conhecimento e serem um atrativo na hora de procurar emprego em Portugal.



Para outras oportunidades, consulte os sites:



Startups em Portugal

Na live, também falamos sobre os principais pólos de startups em Portugal. Muitos são associados a universidades, mas outros podem ter oportunidades para estrangeiros.


Lembre-se de que algumas startups são pequenas e, por isso, você pode ter que desenvolver funções além da sua área. Outro ponto a se considerar é o inglês. Em todas elas, é o idioma predominante e você deve saber se comunicar muito bem em inglês para ter sucesso no mundo das startups.


Principais pólos de starups e centros de incubadoras em Portugal:


  • Lisboa: já bem consolidado

  • Porto: com o primeiro unicórnio de Portugal, a Farfetch

  • Aveiro: o centro tecnológico mais antigo do país

  • Guarda

  • Abrantes

  • Bragança

  • Fundão

  • Coimbra


Não se esqueça de compartilhar a live com quem está a procurar empregos em Portugal!





Por Camila Ciberi para @quesejaportugal

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento


Posts recentes

Ver tudo

Deixe seu comentário: