Quer pegar uma praia em Lisboa? Conheça as praias da linha!

Atualizado: há 4 dias

As praias da linha são chamadas assim por estarem na orla da linha de comboio que liga Lisboa a Cascais. De uma ponta a outra, são apenas 45 minutos para o paraíso.

Praia da Conceição, em Cascais.

Uma orla inteirinha de praias próximas a Lisboa. São milhares para você escolher, desde a estação de Caxias, até o destino final em Cascais.


Essas praias, entre Lisboa e Cascais, são chamadas praias da linha porque são acessíveis pela linha de comboio que vai do Cais do Sodré, em Lisboa, até Cascais.

A viagem completa dura cerca de 45 minutos e custa 2,25€, apenas um trecho.


Todas as praias desta orla são boas em relação à estrutura, com restaurantes, aluguel de cadeiras e guarda-sol e estacionamento, para quem vai de carro.


Por todos estes motivos e pela proximidade com Lisboa, são também cheias.


Elas estão entre os concelhos de Oeiras e Cascais e a fronteira deles é o Forte de São Julião da Barra, bem em frente à universidade Nova SBE de Carcavelos.


Mas mesmo no verão, é possível achar um cantinho para relaxar e curtir as águas geladas.


Fiz uma listinha das praias próximas pelas estações de comboio, na ordem de Lisboa para Cascais. Estão na lista apenas as principais, porque são muitas! ☀️

Praia de Santo Amaro, em Oeiras.

🚊 CRUZ QUEBRADA

É a primeira estação com praia, a Praia de Cruz Quebrada. É pequena e não muito procurada.


🚊 CAXIAS

A Praia de Caxias já é maior em extensão e bem cheia no verão. Tem restaurante e um lounge no gramado para quem prefere curtir de longe.


🚊 PAÇO DE ARCOS

Uma caminhada até a praia, a linha do comboio entra na cidade aqui. Cuidado com o cooler pesado 😅. A praia mais próxima é a dos Pescadores, também a única petfriendly do concelho, mas a Praia de Paço de Arcos já está logo ao lado.

Praia dos Pescadores, em Paço de Arcos, com vista para a Ponte 25 de Abril.

🚊 SANTO AMARO

É a maior das praias de Oeiras. A Praia de Santo Amaro é a mais próxima da estação. Com areal extenso e algumas passagens subterrâneas, é possível achar um cantinho mesmo aos finais de semana. A Praia da Torre, bem na divisa com Cascais já fica mais difícil de chegar, é preciso caminhar bem.

Praia de Santo Amaro de Oeiras.

- A Estação de Oeiras foi deixada de lado, pois não é próxima de nenhuma praia.

🚊 CARCAVELOS

Chegamos em Cascais e esta é a primeira praia e também a maior de toda a linha. Repleta de escolas de surf, assim como aluguel de equipamentos. Aqui se pratica futebol, vôlei e é a preferida da moçada. Há muitas opções de restaurantes e uma boa estrutura, com duchas e banheiros.

Ela é tão extensa, que é divida por Carcavelos Nascente e Carcavelos Poente.

Praia de Carcavelos - Nascente

🚊 PAREDE

A Praia de Avencas é a mais próxima, com areal estreito e concorrida. Ela é conhecida pela alta concentração de iodo, o que faz muitos a procurarem para ajudar em tratamentos de saúde, dizem ser ótima para os ossos. A Praia da Parede também é bem pequena em seu areal. A partir deste ponto, as praias começam a ter muitas pedras e por isso, acabam cheias bem rápido.


🚊 SÃO PEDRO DO ESTORIL

A praia também leva o mesmo nome. Ali há o Centro de Interpretação Ambiental Pedra do Sal, ótimo ponto para observar as praias de cima.


🚊 SÃO JOÃO DO ESTORIL

Fácil de confundir com a estação anterior! Mas aqui, a praia mais próxima é a de Azarujinha. Seu nome no diminutivo já diz tudo: minúscula, um pedacinho de areia em meio às rochas.


🚊 ESTORIL

O comboio aqui praticamente te deixa no mar. É só atravessar a rua e você estará na Praia do Tamariz. Grande e concorrida, com algumas piscinas para o seu lado esquerdo, de quem olha para o mar. Nesta direção, na Praia da Poça, é onde começa (ou termina) o Paredão (Calçadão) de Cascais, com 3km de extensão, é possível ir até o centro de Cascais.


🚊 MONTE ESTORIL

São 7 minutos a pé até a Praia das Moitas, também chamada de Praia da Rata. Não há muita areia, mas é um lugar agradável. Andando mais um pouco já estamos na Piscina Alberto Romano, ideal para as crianças, bem rasinha, porém concorrida. Neste percurso, há uma escadaria abaixo do paredão para ficar, caso a praia esteja muito cheia.

Piscina Alberto Romano, em Cascais.

🚊 CASCAIS

Fim da linha! Bem próximo desta estação, temos a Praia da Rainha, pequeninha e bem na agitação do centro da vila. Logo ao lado, entre a estação de Monte Estoril e Cascais está a Praia da Conceição e a Praia da Duquesa, uma continuação da outra, ficam no mesmo areal. Bem concorridas, com bom espaço e muitas opções de restaurantes. Mas chegue cedo, todas estas mais próximas ao centro lotam nos dias de verão.

Praia da Rainha, em Cascais.

ACESSIBILIDADE

Algumas praias da linha possuem programas que facilitam o acesso ao mar à pessoas de mobilidade reduzida com cadeiras anfíbias e outras comodidades, como passadeiras de madeira até a água.


O Projeto Praia Acessível está na praia de Santo Amaro, em Oeiras, desde 2005 e está disponível durante a época balnear.


Em Cascais, nas praias do Tamariz, Conceição e Carcavelos, está o projeto Cascais Acessível - Praia para Todos. Os voluntários ajudam as pessoas com mobilidade reduzida a tomar um banho de mar e, assim, a se sentirem parte da sociedade. O Tiralô é o nome da cadeira de praia utilizada todos os dias no projeto.


Os programas podem estar alterados por conta das novas regras das praias.


⚠️ ATENÇÃO!

A ocupação máxima das praias está reduzida no pós-covid. Baixe a app Info Praia para saber se ainda há lugar na areia.

Além disso, leia as regras da época balnear e saiba o que deve e o que não deve ser feito em tempos de distanciamento social e uso de máscara.


Por Camila Ciberi para @quesejaportugal



Não se esqueça de assinar nossa newsletter! Toda quinta-feira no seu e-mail. =)

Ainda não se cadastrou? Cadastre-se aqui

Leia também outros posts:

NotíciasImigraçãoRelatos DicasLugaresGastronomiaConhecimento

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️