Sejam bem-vindos ao lugar conhecido como fim do mundo: Sagres

Atualizado: Jul 20

Ver a imensidão do mar em um horizonte infinito faz de Sagres um lugar único no mapa de Portugal

Cabo de São Vicente, Sagres

Verão chegou! A tão esperada época balnear, a estação para curtir ao ar livre. Por isso, separei algumas praias que visitamos no verão passado, seus prós e contras e todas as informações que você precisa para se divertir neste verão!


Começamos com a minha vila preferida, a ponta mais ao sudoeste da Europa continental: Sagres.


Não há uma palavra exata para descrever tanta beleza e magnitude. Diante do mar infinito, a única sensação é a de liberdade. Sagres é selvagem, inóspito e com paisagens de tirar o fôlego.


Prepare um casaco, mesmo no verão. As ventanias são intensas e os chapéus de sol (guarda-sóis) quase não param na areia. Há praias para todos os gostos: surfistas, jovens, famílias e crianças. O surf é uma das muitas atividades da vila e viajantes do mundo todo buscam suas ondas para se aventurar. É comum também ver motorhomes espalhados pelo caminho, escolher o ponto para acordar com o nascer do sol, não tem preço.


Não passe apenas o dia, programe-se para ficar ao menos uma noite.


PRAIAS

Uma rua principal abriga os restaurantes, bares e o agito da vila. É possível ir para Sagres sem carro, mas tenha em mente que sua locomoção pode ser mais lenta. O carro facilita o acesso para as praias e pontos turísticos, apesar da vila ser pequena e ter uma ótima praia no centro: a praia da Mareta. Mais tranquila e sem ondas, a praia é excelente para as famílias com crianças. A proteção de duas falésias bloqueia o vento e não permite a formação de ondas. 

Praia da Mareta

Outra ótima opção para as famílias é a praia do Martinhal. Maior em extensão do que a praia da Mareta, ela está um pouco mais afastada do centro da vila, 10 minutos de carro. Águas calmas e transparentes, mas com vento moderado.


Quando fomos, foi um desafio manter o chapéu de sol no lugar. A praia possui um bar e banheiros e abriga um dos hotéis mais luxuosos de Sagres, o Martinhal Sagres Beach Family Resort.


Praia do Martinhal

Para os surfistas de plantão, praias e vento é o que não falta em Sagres. A praia do Beliche, próxima ao centro, e a praia do Telheiro, em que o caminho já vale o passeio. A estrada infinita te coloca dentro de um filme e você torce para que o tempo pare por alguns segundos.


Assista o nosso passeio pela estrada infinita postado no Instagram @quesejaportugal


Depois de achar que no fim da estrada você chegará a lugar nenhum, está enganado, você chegará a Praia do Telheiro, muito reservada e extremamente selvagem.

Praia do Telheiro

Visita indispensável

Parece clichê, mas o Cabo de São Vicente é uma parada obrigatória para ver o pôr do sol. Se você não se programou e não vai passar a noite, já aviso, vai perder um dos espetáculos mais bonitos da natureza.

O farol em si não tem muitos atrativos, é o seu entorno que faz a diferença. As falésias são imensas, o mar é infinito e há gaivotas, inúmeras, para completar o cenário da foto perfeita.


Farol do Cabo de São Vicente

Leve seu casaco corta vento, encontre a sua rocha e contemple o pôr do sol. Cuidado ao se aventurar pelas encostas. O vento é realmente forte e uma rajada pode trazer consequências, se você não estiver em um local seguro.


Há uma placa em homenagem a um jovem que morreu na região, não há detalhes de sua morte, mas quando você sente o vento quase te derrubando, é possível imaginar o que houve.


Caso leve um lanche ou uma bebida, não se esqueça de recolher seu lixo. ;)


Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres é a outra parada indispensável do passeio. Suas muralhas imponentes foram durante séculos o único ponto de defesa marítimo da região. A localização privilegiada e uma vista quase 360º permitiam avistar o inimigo de longe.


Há muito o que ver dentro da fortaleza e a maioria é em campo aberto, leve seu boné e água. O valor da entrada é de 3 euros por pessoa e crianças até 12 anos não pagam.


Restaurantes

Não saia de Sagres sem provar o verdadeiro tiramissú do restaurante Terra. Localizado próximo à praia da Beliche, seu dono e chef é italiano e fez de Sagres seu lar. O ambiente é convidativo, a comida é ótima e oferece excelentes opções vegetarianas.


Tiramissú do restaurante Terra

O restaurante Mum´s possui pratos bem elaborados, diferentes e com uma pegada mais moderna. O ambiente e atendimento são ótimos, porém o valor é além do que se gasta para comer bem nos demais locais. Para quem estiver em busca de um pouco de sofisticação, é o lugar ideal.


Restaurante Mum´s (Imagem: Tripadvisor)

Hotel

Ficamos hospedados no Casa Azul Sagres. Excelente localização, muito perto da rua principal. O quarto em que ficamos era muito espaçoso, com ar-condicionado, banheira e frigobar. Não há luxo, mas há conforto e hospitalidade por parte de todos os funcionários. O café da manhã é ótimo e com opções variadas. Não há estacionamento no local, mas é possível estacionar em um bolsão a menos de um quarteirão.


Casa Azul Sagres (Imagem: Tripadvisor)
Queridinho da visita:

Pôr do sol no Cabo de São Vicente.

Pôr do sol no Cabo de São Vicente

#quesejaportugal


Escrito com carinho por Camila Ciberi

Deixe seu comentário:

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️