Sustentabilidade: Portugal ocupa a 26ª posição segundo a ONU

Atualizado: 17 de Set de 2019

Um total de 162 países foram avaliados por cientistas independentes da ONU (Organização das Nações Unidas)


O relatório, divulgado no dia 11 de setembro de 2019, mediu os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável designados pela ONU para serem cumpridos até 2030. Portugal teve seu destaque no critério sobre energias renováveis e acessíveis. Esse critério mede a percentagem da população com acesso à eletricidade, combustíveis limpos e tecnologia para cozinhar, quantidade de dióxido de carbono lançado pela queima de combustíveis ou eletricidade e a percentagem de energia renovável utilizada no consumo de energia.


Outros pontos favoráveis, mas que precisam de melhora são: saúde, trabalho digno, crescimento econômico e comunidades sustentáveis. Porém, o país foi reprovado na erradicação da fome, produção e consumo sustentáveis, ação climática e proteção da vida marinha.


Muitos países também tiveram nota baixa no quesito ação climática e precisam adotar medidas urgentes para combater as alterações no clima.


Os 10 primeiros classificados no ranking são membros da União Europeia: o primeiro da lista é a Dinamarca, seguida pela Suécia, Finlândia, França e Áustria. Ainda aparecem entre os 10 primeiros Alemanha, República Checa, Noruega, Holanda e Estônia.


O relatório aponta que é preciso alterar as dinâmicas de produção e consumo, com limitação de combustíveis fósseis e plástico e com incentivos ao investimento público e privado.


A ciência e a política devem assumir os papéis mais relevantes para a transformação de quatro áreas mais importantes da relação humana com a natureza, que atualmente estão em "disfunção": o uso de recursos naturais, o sistema alimentar, a produção e o consumo, e a sustentabilidade das cidades, que em 2050 serão habitadas por dois terços da população.


O relatório ainda conclui que muito do progresso já feito pode ser revertido por políticas que ameaçam o desenvolvimento sustentável.



Fonte: ONU

Por Camila Ciberi

Nossos Parceiros:


AirHelp o seu voo atrasou? Foi cancelado? Poderá receber até € 600 ou R$ 5.000,00 de compensação. Envie os dados do voo para a AirHelp e em 3 minutos saberá se tem direito! SAIBA AGORA


Seguro Viagem é obrigatório para a Europa, escolha o melhor custo-benefício para você sem sair de casa, faça agora uma cotação e adquira online neste LINK.


Banco N26 é um banco digital alemão, você abre sua conta em 8 minutos sem precisar falar com ninguém e ainda recebe um cartão de débito MasterCard em casa. Tenha uma conta na Europa gratuitamente acessando por AQUI.


Transferwise é uma ferramenta online que transfere o seu dinheiro do Brasil para a Europa, sendo mais barato que o seu banco ou sua corretora de câmbio. Faça agora uma cotação online veja como é mais barato clicando AQUI.

logo-quesejaportugal-jpg.jpg

Viver e morar em Portugal

Escrevemos com carinho para você amar Portugal do jeito que ela é e não do jeito que querem te vender.

© 2020 Que Seja Portugal. Feito com carinho ♥️